Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentação Vegetariana

+19
Henrique Lee
Apollo
a miséria
will"
JoaoPereira
soaresc
nunito
LuisNabais
Miguel Migas
Jotha21
Groove_PT
AJ
Welelele
spiny
NunoRR
ArtSports
JOKER
boyka
Nuno Pereira
23 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Seg Jun 25, 2012 11:12 am

Vegetarianismo
Autor: Dr. George Guimarães

«É considerada vegetariana a pessoa que elimina de seu cardápio o consumo de todo tipo de carne (boi, frango, peixe, frutos do mar). Os motivos que levam uma pessoa a adotar uma dieta vegetariana são diversos. Entre eles estão: saúde, meio ambiente, compaixão pelos animais e religião.

Existem várias formas de vegetarianismo, classificadas de acordo com o grau de restrição de alimentos:

Ovo-Lacto-Vegetarianos - Consomem ovos, leite e derivados. É a forma mais comum de vegetarianismo.

Lacto-Vegetarianos - Consomem leite e derivados. Não consomem ovos. Geralmente relacionados com filosofias indianas. Esta é a característica alimentar da maioria da população indiana.

Vegans ou Vegetarianos Puros - Não consomem nenhum produto de origem animal, inclusive ovos, leite e derivados, gelatina e mel. Os vegans vão ainda além da questão alimentar, abstendo-se também do consumo de lã, couro e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido testados em animais. É a forma mais completa e mais rara de vegetarianismo, apesar do número de adeptos estar crescendo ultimamente.

Pessoas que incluem carnes em sua alimentação são chamadas de onívoras.

Estudos científicos constantemente provam os benefícios que uma dieta vegetariana proporciona, que vão desde melhor desempenho nos esportes à reversão de doenças do coração:

Controle de Peso: Uma dieta isenta de produtos animais é pobre em gordura, o que reduz o conteúdo calórico da refeição. Além disto, outros fatores como o conteúdo de fibras da dieta também contribuem para a redução e manutenção do peso ideal. Para obter a mesma quantidade de calorias, a pessoa precisa ingerir uma quantidade maior de alimentos, o que possibilita mais saciedade com menos calorias.

Redução do Risco de Doenças do Coração: Além de ser mais pobre em gordura, uma dieta sem produtos animais (carnes, ovos, leite e derivados) é totalmente isenta de colesterol. A abundância de fibras da dieta ainda ajuda o organismo a eliminar o colesterol excessivo.

Redução do Risco de Desenvolver Câncer: Os alimentos de origem vegetal são muito ricos em vitaminas e minerais que são de fundamental importância para uma boa saúde. A baixa quantidade de gordura e a abundância de fibras presentes nestes alimentos também contribuem para a redução do risco de desenvolver várias formas de câncer.

Outros Benefícios: Melhora a disposição e energia, possibilita a descoberta de novos alimentos, reduz o risco ou amenizar os efeitos de doenças degenerativas como osteoporose, obesidade e hipertensão, reduz os sintomas ou elimina alergias e artrites, evita sofrimento de animais, reduz as agressões ao meio ambiente.

Uma dieta vegetariana é um passo obrigatório no caminho de uma vida saudável!

Muitos se perguntam o que resta para um vegetariano puro (vegano) comer já que ele elimina todos os alimentos de origem animal de sua alimentação. Veja só quantos alimentos ainda sobram:

Vegetais: folhas, legumes, brotos

Cereais: arroz integral, trigo, aveia, milho e cevada

Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha

Tubérculos: batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame

Frutos oleaginosos: nozes, amêndoas, castanhas, avelã

Frutas: banana, caqui, pinha, fruta do conde, mamão, figo, tâmara, frutas secas, manga, uvas, ameixa doce, pêssego doce, pêra, maçã, abacaxi, morango, maracujá, frutas cítricas, carambola, kiwi, tomate, maçã fuji e maçã verde, melão, melancia.

Enfim, tudo que é vegetal. Dá pra comer bem, não dá? Os ovo-lacto-vegetarianos ainda incluem em seus cardápios os ovos, o leite e seus derivados.

O mais provável é que a dieta vegetariana traga muitos benefícios para quem a pratica, mas alguns cuidados são necessários.

Em primeiro lugar, a pessoa deve procurar a orientação profissional de um nutricionista, como em qualquer transição alimentar. Não é incomum que vegetarianos se queixem de terem procurado um nutricionista e terem sido mal orientados na sua opção alimentar, muitas vezes tendo recebido a recomendação de voltar a comer carne. A verdade é que os profissionais desta área estão mal preparados, desde a faculdade, para lidar com pacientes vegetarianos, por isso é importante buscar dentre os poucos nutricionistas que se especializam em dietas vegetarianas ou alternativas.

A informação é a principal arma de quem busca adotar uma dieta vegetariana. É preciso conhecer novos alimentos, aprender novas receitas e saber quais são as fontes dos nutrientes mais importantes. Quanto mais informada a pessoa estiver, mais apta ela estará a discernir entre fatos e mitos, o qu eé muito importante quando se trata de nutrição vegetariana.

Uma das questões mais rodeadas de mitos no vegetarianismo é a questão em torno da proteína. Os alimentos vegetais são capazes de suprir o organismo com toda a proteína necessária, seja para uma criança, um idoso ou até mesmo um atleta. Na verdade, existem muitos atletas vegetarianos famosos, como Emerson Fittipaldi, Éder Jofre, Carl Lewis,

Vale saber também que existem muitas crianças vegetarianas (e até mesmo vegans) e elas podem crescer saudáveis e felizes neste estilo alimentar desde o nascimento. Neste caso, alguns cuidados especiais devem ser observados e se torna ainda mais importante a presença de um profissional especializado em nutrição vegetariana.

Boas fontes de proteína são as leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha), as castanhas e o brócolis. Quando a dieta não é rica em alimentos refinados, não há grandes preocupações com a proteína ou o ferro.

O ferro é outro nutriente polêmico da alimentação vegetariana e igualmente rodeado de mitos. Será que o vegetariano corre risco de anemia por não consumir carne vermelha? É verdade que a carne vermelha tem muito ferro, mais ferro que os vegetais em geral, mas isto não significa que os vegetais não possam suprir as necessidades de ferro do organismo. Desde que se assegure que alguns estejam presentes na dieta, o vegetariano pode ficar tranqüilo. Boas fontes de ferro são: soja, tofu (queijo de soja), feijão, vegetais de folha verde-escura (brócolis, couve), amêndoas, semente de girassol, damasco seco e figo seco.

Deficiências Reais

Existem possibilidades de um indivíduo desenvolver uma deficiência protéica, mas estes são casos muito específicos. Uma maneira é não ingerir uma quantidade suficiente de alimentos, sejam estes de origem vegetal ou animal. A imagem de crianças desnutridas que vemos na televisão ou nas ruas é um exemplo típico de desnutrição protéico-calórica. Mas estas crianças (ou adultos) não apresentam carências exclusivamente protéicas, elas também sofrem de carências de vitaminas de A a Z, calorias, ferro, cálcio e etc. A proteína não será um problema desde que se ingira uma quantidade suficiente de alimentos e, caso não hajam alimentos em quantidade suficiente, a proteína não será o único nutriente com que se preocupar.

Outra maneira de desenvolver uma deficiência protéica é ingerir grandes quantidades de álcool e açúcar. Ambos não contêm proteína e são grandes fontes de calorias. Mas, novamente, estes dois “alimentos” também são pobres em todos os nutrientes (vitaminas, minerais, lipídios, carboidratos complexos) e uma deficiência protéica não será a única a se desenvolver.

Devido à suficiência - ou abundância - de proteínas nos produtos de origem vegetal, o consumo de produtos de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) é totalmente desnecessário para suprir nossas necessidades protéicas. O único produto de origem animal necessário à nutrição humana é o leite e este deve ser, obviamente, humano. Após o período de amamentação, como o próprio nome sugere, o leite deixa de ser necessário ao homem ou a qualquer outro mamífero. O leite materno, que vem fornecendo proteína aos humanos em fase de amamentação por milênios, fornece apenas 6% de suas calorias na forma de proteína, enquanto o leite de vaca fornece, exageradamente, 22% de suas calorias na forma de proteína.

A Superioridade Dos Vegetais

Não somente é a proteína vegetal suficiente, mas ela é também superior à proteína animal. A carne, por exemplo, seja ela qual for, é composta por proteína, gordura e algumas vitaminas e minerais. Ela não contém um grama sequer de carboidratos ou fibras. A busca por uma quantidade exagerada de proteína leva à adoção de cardápios que são também excessivamente ricos em gorduras e extremamente pobres em fibras e carboidratos complexos. Uma dieta rica em proteínas está diretamente ligada à perda de massa óssea (osteoporose) e o consumo excessivo de gorduras é o principal fator na ocorrência da obesidade e doenças cardiovasculares. Ao mesmo tempo, uma dieta pobre em fibras e carboidratos complexos implica na ocorrência dos mais variados problemas de saúde.

As implicações do consumo de produtos animais serão discutidas em maiores detalhes em números futuros. O importante aqui é notar que os produtos animais são realmente mais ricos em proteína do que os produtos vegetais e isto, contrariamente à crença popular, não traz benefícios à saúde, mas sim prejuízos.»

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Seg Jun 25, 2012 7:32 pm

Todos nós sabemos que a internet é tanto uma fonte de informação como de contra-informação.
Desde que comecei a ler artigos como este: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que perdi qualquer necessidade de ler mais sobre o assunto, de tão ridiculos que estes pseudo-artigos conseguem ser.
Todos nós podemos "debater" com estes "artigos" tendo opiniões diferentes ou mesmo opostas, e raramente chegando a uma conclusão produtiva.

O que faz a diferença aqui é a experiência da própria pessoa. Tal como o Nuno, tambem conheço pessoas que consomem soja à vários anos e estão mais que bem de saúde. e pegando nas palavras do joker e do spiny, variar é muito importante.

puxando um pouco a brasa à sardinha, e depois de ver alguma informação desde o inicio do post, porque não tentar uma dieta vegetariana nem que seja por 1 ou 2 semanas para ver como se adaptam? Very Happy
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Seg Jun 25, 2012 8:39 pm

boyka escreveu:puxando um pouco a brasa à sardinha, e depois de ver alguma informação desde o inicio do post, porque não tentar uma dieta vegetariana nem que seja por 1 ou 2 semanas para ver como se adaptam? Very Happy

Eu acho que algumas pessoas iriam ficar surpreendidas com os resultados de tal experiência. Very Happy
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Welelele Seg Set 10, 2012 12:28 pm

Este tópico caiu-me que nem uma luva!
Nos últimos dias vi dois documentários que eu julgo terem mudado a minha vida! Foram eles o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

- O primeiro fala das doenças que a alimentação provoca e é um documentário que promove ao máximo o veganismo, onde um dos mais conceituados cardiologistas e um dos mais conceituados nutricionistas dos E.U.A, dedicam os seus estudos a esta matéria: como a nutrição contribui para a saúde. Tem relatos absolutamente incríveis de como pessoas que se dedicaram integralmente ao veganismo que eliminaram 26 em 27 problemas de saúde e deixaram de tomar 6 medicamentos diários poupando muito dinheiro.
- Já o Food, Inc. fala das indústrias alimentares, de como trabalham e o que representam! A Monsanto que o Spiny falou e a sua hegemonia no mundo das sementes está aqui muito bem explicado. Eles são implacáveis. Este documentário a meu ver é muito forte, deitou muitas verdades cá para fora e mostra como a política é um Mundo porco e corrupto.

A partir disto, pensei muito em mudar a minha alimentação radicalmente, não que eu não coma fruta ou vegetais, porque como e muito, mas porque fiquei encantado com o poder desta dieta. Há, no entanto, dois grandes problemas: 1) a minha família é tradicionalmente ocidental e o vegetarianismo para eles não tem lógica nenhuma! 2) Tenho muitas dúvidas em relação aos ganhos que possa ter com esta dieta.

Os vegetarianos são quase todos magros e, esta dieta, pelo que eu percebo, é muito menos calórica, mais pobre em proteína e apresenta alguns défices em vitaminas e em aminoácidos. A minha grande questão é: eu sou seco, geneticamente tenho dificuldade em ganhar peso e massa, ao converter-me a esta dieta, qual a probabilidade que conseguir continuar a manter o corpo que tenho e, continuar a ganhar massa que é a minha grande intenção?
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Seg Set 10, 2012 3:00 pm

Welelele escreveu: Há, no entanto, dois grandes problemas: 1) a minha família é tradicionalmente ocidental e o vegetarianismo para eles não tem lógica nenhuma! 2) Tenho muitas dúvidas em relação aos ganhos que possa ter com esta dieta.

Os vegetarianos são quase todos magros e, esta dieta, pelo que eu percebo, é muito menos calórica, mais pobre em proteína e apresenta alguns défices em vitaminas e em aminoácidos. A minha grande questão é: eu sou seco, geneticamente tenho dificuldade em ganhar peso e massa, ao converter-me a esta dieta, qual a probabilidade que conseguir continuar a manter o corpo que tenho e, continuar a ganhar massa que é a minha grande intenção?

welelele,

1) Obviamente que o vegetarianismo para eles não tem lógica alguma, como para ti provavelmente não tinha à uma semana ou à um mês. o catalisador para mudar esses dogmas é fazer o que tu fizeste: procurar informação e questioná-la honestamente (sem desculpas internas). A minha mãe ria-se e não concordava nada em que eu fizesse tal alimentação (como outras pessoas da familia ainda o fazem), hoje é vegana.

2) Os ganhos que mais deverão pesar são: a nivel de saúde e ética. O Fork over Knifes fala bem disso.
É óbvio que os vegetarianos/veganos são quase todos magros, é a consequência de uma alimentação mais consciente e muitos também poderão não ter o objectivo de aumentar a massa muscular.
Eu ando bastante de bicicleta (normalmente faço 10-30km por dia) + bar hitting e não desço de peso. tens que ter atenção à necessidade calórica, tal e qual a alimentação "normal", que nestes dias felizmente muitas pessoas vêem cada vez mais que de normal nada tem. (alguns atletas veganos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Em relação à proteina, o facto de não se comer carne nem peixe faz com que a principio pareça impossivel manter tal dieta, pois é onde maioritariamente se vai buscar. diz-me quantas g de proteina costumas consumir ao dia.

Em relação à deficiencia de aminoácidos e vitaminas, na questão do veganismo apenas precisas de suplementar a vitamina B12 ocasionalmente (faço de semana a semana),na dieta vegetariana não sei, o Nuno Pereira saberá te dizer.

"A minha grande questão é: eu sou seco, geneticamente tenho dificuldade em ganhar peso e massa, ao converter-me a esta dieta, qual a probabilidade que conseguir continuar a manter o corpo que tenho e, continuar a ganhar massa que é a minha grande intenção?"

apenas precisas de procurar alimentos que substituam nutricionalmente os que vais pôr de lado.

p.s: aqui fica alguns videos/docs:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Welelele Seg Set 10, 2012 5:12 pm

boyka escreveu:
2) Os ganhos que mais deverão pesar são: a nivel de saúde e ética. O Fork over Knifes fala bem disso.
É óbvio que os vegetarianos/veganos são quase todos magros, é a consequência de uma alimentação mais consciente e muitos também poderão não ter o objectivo de aumentar a massa muscular.
Eu ando bastante de bicicleta (normalmente faço 10-30km por dia) + bar hitting e não desço de peso. tens que ter atenção à necessidade calórica, tal e qual a alimentação "normal", que nestes dias felizmente muitas pessoas vêem cada vez mais que de normal nada tem. (alguns atletas veganos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )
Em relação à proteina, o facto de não se comer carne nem peixe faz com que a principio pareça impossivel manter tal dieta, pois é onde maioritariamente se vai buscar. diz-me quantas g de proteina costumas consumir ao dia.

Em relação à deficiencia de aminoácidos e vitaminas, na questão do veganismo apenas precisas de suplementar a vitamina B12 ocasionalmente (faço de semana a semana),na dieta vegetariana não sei, o Nuno Pereira saberá te dizer.

Eu não sei quantas gramas de proteína consumo ao dia, porque eu não contabilizo! Devo estar a pesar mais ou menos 77kg, e tenho 1.85m! Deveria consumir 154gr de proteína diárias, mais ou menos, tendo em conta a 2gr por kilo, ou 231gr se levarmos para as 3gr por kilo.

É a única coisa que me faz confusão, é mesmo o controlar a proteína. Não me faz confusão o não comer carne, ou não comer lacticínios. Já pensei numa coisa, que era ser um falso vegetariano, isto é, fazia toda a dieta vegetariana, mas suplementava com Whey! E vocês vão pensar: "isso não é ser vegetariano". A questão é que com aulas, treinos de barhitting, mais os treinos de voleibol, eu vou ter um desgaste e uma carga enormes, que não conseguirei colmatar com a comida. É uma ideia muito parva?
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Seg Set 10, 2012 5:33 pm

Welelele escreveu:
Eu não sei quantas gramas de proteína consumo ao dia, porque eu não contabilizo! Devo estar a pesar mais ou menos 77kg, e tenho 1.85m! Deveria consumir 154gr de proteína diárias, mais ou menos, tendo em conta a 2gr por kilo, ou 231gr se levarmos para as 3gr por kilo.

É a única coisa que me faz confusão, é mesmo o controlar a proteína. Não me faz confusão o não comer carne, ou não comer lacticínios. Já pensei numa coisa, que era ser um falso vegetariano, isto é, fazia toda a dieta vegetariana, mas suplementava com Whey! E vocês vão pensar: "isso não é ser vegetariano". A questão é que com aulas, treinos de barhitting, mais os treinos de voleibol, eu vou ter um desgaste e uma carga enormes, que não conseguirei colmatar com a comida. É uma ideia muito parva?

A maior parte dos alimentos que os vegetarianos/veganos consomem são constituidos de muita proteina e hidratos. Tens a caso do seitan (farinha de gluten) que tem 80g de proteina por 100g. Os frutos secos e as sementes também são excelentes e têem bastantes minerais.
Uma boa solução para o whey é fazeres os teus próprios batidos. visto teres alguma dificuldade em ganhar peso, até é melhor q o whey pois vais buscar mais hc's e provavelmente mais proteina (se tomares as doses definidas pelo scoop).
se preferes o whey toma, apesar de a meu ver existir mais beneficios nas coisas naturais.
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Seg Set 10, 2012 11:26 pm

Welelele escreveu:A partir disto, pensei muito em mudar a minha alimentação radicalmente, não que eu não coma fruta ou vegetais, porque como e muito, mas porque fiquei encantado com o poder desta dieta. Há, no entanto, dois grandes problemas: 1) a minha família é tradicionalmente ocidental e o vegetarianismo para eles não tem lógica nenhuma! 2) Tenho muitas dúvidas em relação aos ganhos que possa ter com esta dieta.

Os vegetarianos são quase todos magros e, esta dieta, pelo que eu percebo, é muito menos calórica, mais pobre em proteína e apresenta alguns défices em vitaminas e em aminoácidos. A minha grande questão é: eu sou seco, geneticamente tenho dificuldade em ganhar peso e massa, ao converter-me a esta dieta, qual a probabilidade que conseguir continuar a manter o corpo que tenho e, continuar a ganhar massa que é a minha grande intenção?

É normal a família estranhar um pouco a princípio quando alguém decide ser vegetariano, isso aconteceu comigo, com o boyka e provávelmente com 90% de todos os vegetarianos e veganos. Se achas que queres seguir mesmo esse caminho apenas tens que lhes mostrar os benefícios e as razões que te levam a tomar essa decisão, depois é esperar que eles entendam.

Quanto aos ganhos acredita que podes continuar a ter os mesmo ganhos (e se calhar até melhorar) com uma dieta vegetariana ou vegana. Nem todos os vegetarianos são magros e atenção que nem todos os vegetarianos se alimentam bem, mesmo sendo vegetariano ou vegano podes ter uma dieta desequilibrada. Eu também tenho dificuldade em ganhar peso e com uma dieta vegetariana peso actualmente mais ou menos o mesmo que tu (75 ou 76Kg) e tenho apenas 1,73 metros de altura ( e até já pesei mais). Tem em atenção que existem vários tipos de vegetarianismo: o boyka é vegano (não come nada de origem animal), já eu sou ovo-lacto-vegetariano (os únicos alimentos de origem animal que consumo são os lacticínios e os ovos, também como mel). No caso da dieta vegana é aconselhável suplementar com vitamina B12 pois é complicado encontrar essa vitamina em alimentos de origem vegetal. No caso da minha dieta (ovo-lacto-vegetariana) não tens esse problema pois podes comer ovos, iogurtes e queijos e beber leite (até podes usar whey pois esta é obtida a partir do soro do leite, eu não uso mas podia usar se quisesse), todos esses alimentos são ricos em vitamina B12 e em proteínas de origem animal.

Atenção que a dieta vegetariana não é menos calórica, os vegetarianos comem muitos cereais (trigo, arroz, aveia, cevada, etc) e leguminosas (soja, feijões, lentilhas, favas, ervilhas e grão de bico) que para além de serem ricos em proteínas de origem vegetal, também são muito ricos em hidratos de carbono. Eu treino todos os dias, tenho um trabalho físicamente exigente e desgastante num armazém e energia não me falta! Very Happy

Se mesmo assim estás com dúvidas não há nada como experimentares (gradualmente) durante uns tempos e vês como te sentes, depois decides se continuas ou não. Eu já sou vegetariano há 14 anos e não me arrependo. Wink
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Welelele Seg Set 10, 2012 11:51 pm

Pois, esses comentários simplificam muito as minhas ideias. Acho que vou começar como tu Nuno, principalmente pelos ovos e o queijo. O leite e o mel, não são algo que me façam muita "confusão"! De qualquer modo, optas pelo leite magro?
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Seg Set 10, 2012 11:58 pm

Welelele escreveu:Pois, esses comentários simplificam muito as minhas ideias. Acho que vou começar como tu Nuno, principalmente pelos ovos e o queijo. O leite e o mel, não são algo que me façam muita "confusão"! De qualquer modo, optas pelo leite magro?

Eu também não costumo beber leite (nem costumo comer muito mel), mas quando bebo é meio gordo. De origem animal como é muitos iogurtes, queijo e ovos. De origem vegetal é de tudo um pouco em abundância! Very Happy
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por AJ Qua Set 12, 2012 11:47 am

boyka escreveu:Tens a caso do seitan (farinha de gluten) que tem 80g de proteina por 100g.

80gr de proteina em 100gr? Isso foi erro de digitação, certo?
O que eu encontro em supermercados tem cerca de 20gr de proteína (pelas 100gr).
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Qua Set 12, 2012 12:31 pm

AJ escreveu:

80gr de proteina em 100gr? Isso foi erro de digitação, certo?
O que eu encontro em supermercados tem cerca de 20gr de proteína (pelas 100gr).

gluten de trigo (assim é q é, sorry) - de onde se faz o seitan -> 80g de proteina por 100g

atenção a quem tem intolerância a esta proteina (gluten).
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Qua Set 12, 2012 11:18 pm

O Seitan é uma boa fonte de proteína mas normalmente ronda as 20 gramas por cada 100. Ele é feito a partir de farinha de glúten de trigo misturada com farinha integral e molho de soja. Até dá para fazer em casa, é só misturar tudo e cozer durante cerca de meia hora (ou até ficar com a consistência certa). O glúten é a parte do trigo mais rica em proteína.

O alimento vegetal que eu conheço que tem a maior concentração de proteína é a soja em nacos (também se vende granulada ou em forma de "bifes"), por cada 100 gramas tem cerca de 50 a 60 gramas de proteína (varia conforme as marcas).
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Qui Set 13, 2012 12:57 am

Nuno Pereira escreveu:O Seitan é uma boa fonte de proteína mas normalmente ronda as 20 gramas por cada 100. Ele é feito a partir de farinha de glúten de trigo misturada com farinha integral e molho de soja. Até dá para fazer em casa, é só misturar tudo e cozer durante cerca de meia hora (ou até ficar com a consistência certa). O glúten é a parte do trigo mais rica em proteína.

O alimento vegetal que eu conheço que tem a maior concentração de proteína é a soja em nacos (também se vende granulada ou em forma de "bifes"), por cada 100 gramas tem cerca de 50 a 60 gramas de proteína (varia conforme as marcas).

Falei no gluten de trigo (sim ele tem 80g de proteina p 100g (não é erro de digitação)) apenas esqueci de referir que é óbvio q perderá parte no processo de cozimento. porém não sei se perde 60g de proteina no mesmo, Nuno. Talvez essas 20g de referência sejam do seitan já pronto com gluten + farinha, eu faço apenas com gluten, logo tem mais "protamina". também não sei qual o processo de cozimento que levou (muitas pessoas fazem 2 cozimentos perdendo ainda mais proteina), eu cozo 1 e faço depois um rápido refogado.
Não vos sei dizer como é óbvio, com quanto de proteina fica ao certo, mas "cheira-me" que seja com + de 20g. E mesmo que seja as 20g, já é bem bom. Para quem tá numa de definir é excelente devido aos poucos hc's.

Soja também é mt bom! Go vegan/vegetarian Wink
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Groove_PT Qui Set 13, 2012 3:43 pm

Tenho lido nos ultimos dias umas coisas sobre comida vegetariana, e de facto fiquei curioso, principalmente para vegetarianos que conseguem manter um nivel atletico igual a um não vegetariano.

Groove_PT
Fundos
Fundos

Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka Qui Set 13, 2012 3:57 pm

-> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
boyka
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Qui Set 13, 2012 11:17 pm

boyka escreveu:
Falei no gluten de trigo (sim ele tem 80g de proteina p 100g (não é erro de digitação)) apenas esqueci de referir que é óbvio q perderá parte no processo de cozimento. porém não sei se perde 60g de proteina no mesmo, Nuno. Talvez essas 20g de referência sejam do seitan já pronto com gluten + farinha, eu faço apenas com gluten, logo tem mais "protamina". também não sei qual o processo de cozimento que levou (muitas pessoas fazem 2 cozimentos perdendo ainda mais proteina), eu cozo 1 e faço depois um rápido refogado.
Não vos sei dizer como é óbvio, com quanto de proteina fica ao certo, mas "cheira-me" que seja com + de 20g. E mesmo que seja as 20g, já é bem bom. Para quem tá numa de definir é excelente devido aos poucos hc's.

Provávelmente o Seitan caseiro tem muito mais proteína, sobretudo se for feito só com farinha de glúten como tu fazes. Não me parece que a cozedura reduza o teor de proteína, pode é modificar a capacidade de absorção da mesma pelo nosso organismo. O Seitan de compra deve ter menos proteína porque leva muito mais farinha integral (para ficar mais barato e menos "elástico"). A farinha de glúten é quase proteína de trigo pura por isso quanto menos misturares com farinha integral, mais rico em proteína será o Seitan.

Aproveito para deixar aqui uns links sobre o assunto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Sáb Nov 10, 2012 7:58 pm

Vou partilhar aqui um site de que o boyka me falou, tem informação muito boa para quem se interessar por leites vegetais, ou substitutos do leite.
Para veganos, vegetarianos e não só!
Já experimentei o leite de aveia e é bastante bom e saboroso, também é muito fácil de fazer.

Aqui fica o link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Nuno Pereira em Sáb Nov 10, 2012 10:28 pm, editado 1 vez(es)
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Jotha21 Sáb Nov 10, 2012 9:55 pm

boa partilha Nuno Pereira Wink

acho que vou experimentar fazer o leite de aveia
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Qui Nov 22, 2012 11:12 pm

Como fazer leite de aveia e ainda uma boa ideia para um lanche nutritivo:

Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Miguel Migas Sáb Nov 24, 2012 2:50 pm

Nuno Pereira escreveu:Como fazer leite de aveia e ainda uma boa ideia para um lanche nutritivo:


Mas que aspecto DELICIOSO! affraid
Miguel Migas
Miguel Migas
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 608
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 27
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por LuisNabais Sáb Nov 24, 2012 8:09 pm

Uau! O leite é só água e aveia para a batedeira, bem misturado e já está? Gostei!
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Jotha21 Sáb Nov 24, 2012 10:03 pm

alem de ser facil de fazer, sai barato, 500g de aveia dá para fazer 5L de leite, ou seja fica ao preço do pacote da aveia e da agua usada, barato em relação aos outros leites....

btw: ja tenho a minha aveia a "demolhar" para amanha

vamos ver o resultado, eheheh
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira Sáb Nov 24, 2012 10:13 pm

Bebe-se bem, ele no vídeo não passa o leite por um coador mas podes passar se quiseres que fique mesmo só líquido. Eu experimentei e gostei bastante.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Jotha21 Dom Nov 25, 2012 1:17 pm

resultado da experiência:

depois de ter deixado a aveia de um dia para o outro, hoje coloquei tudo no blender e ainda acrescentei mais agua (acho que foi um erro porque ficou liquido de mais), tambem nao sei se o meu blender é o indicado para este tipo de coisas.

a minha opinião sobre o leite, primeiro estranhei (so me sabia a agua e aveia) depois entranhei e acabei por gostar.

Como nao gosto muito de leite frio ainda experimentei aquecer um bocado no microondas, engrossou um bocado mas ficou ainda melhor.



Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Vegetariana - Página 2 Empty Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos