Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bons Princípios de Treino

+2
JOKER
Nuno Pereira
6 participantes

Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Bons Princípios de Treino

Mensagem por Nuno Pereira Dom Abr 08, 2012 10:08 pm

Iniciei este tópico para saber o que acham que são bons princípios de treino e porquê.

Acham que se deve treinar mais um certo grupo de músculos por dia (split) ou o corpo todo?
Acham melhor só bodyweigth ou acham que se complementa melhor com pesos?
Devem-se tirar dias para descanso? Com que frequência?
Qual o nível de intensidade e qual a duração do treino?
Com que frequência se devem variar os exercícios do treino?

Estas perguntas são apenas sugestões, muitas outras se podem colocar. Decidi criar este tópico porque verifiquei que muitas destas questões surgem quando as pessoas querem criar um plano de treino personalizado. A minha ideia é criar uma espécie de guia com os melhores princípios que se devem seguir para ter um bom treino (tendo sempre em conta que diferentes métodos de treino atingem diferentes resultados).
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por JOKER Dom Abr 08, 2012 11:43 pm

Em relação á primeira pergunta, sem dúvida que de inicio quem está a iniciar deve treinar o corpo todo num só dia não exagerando no volume de treino mas treinando tronco e pernas, quem está mais avançado no treino deve dividir mais o treino por músculos ou tronco e perna o que não quer dizer que seja a regra na verdade, mudar e treinar o corpo todo num dia por veses é positivo desde que não seja regra.
Em relação á segunda pergunta eu pelo menos não sou fundamentalista em nada e procuro sempre ter uma mente aberta em relação a tudo, sendo assim se posso ter o melhor dos dois mundos porque não é por isso que utilizo os básicos do ferro acho bom para manter a força, são movimentos completos, o BW sem dúvida que foi a cereja no topo do bolo, equílibrio, força, endurance coordenação, muito bom, em relação ao descanso sem dúvida que se deve descansar, eu descanso quando me sinto cansado, quando sinto que o treino não iria render.
A duração do treino depende támbem da forma de cada um mas arrisco a dizer que deve rondar 1h não muito mais.
Em relação ao variar os exercícios eu costuma variar quase em todos os treinos é muito raro ter um treino igual ao outro, no entanto não acho que seja a regra cada um deve ter o seu timing tendo sempre como certo que o treino deve ser dinâmico, faço muitos treinos free style, chego treino o que me apetece, tipo diversão.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por paksa Seg Abr 09, 2012 12:33 am

Muito bom tópico Nuno Pereira, gostei da ideia. :)

Totalmente de acordo com o JOKER. Também irei dar a minha opinião, com o que já aprendi por aqui, e por experiência própria.

Acham que se deve treinar mais um certo grupo de músculos por dia (split) ou o corpo todo?
Penso que depende de cada um, a quem prefira treinar tudo, e a quem prefira dividir, eu por exemplo quando iniciei, trabalhava todo o corpo, depois com o tempo, dividi o treino entre upper body e pernas.
Acham melhor só bodyweigth ou acham que se complementa melhor com pesos?
Para mim complementa-se melhor com pesos, muito bom para evoluir, recomendo.
Devem-se tirar dias para descanso? Com que frequência?
Sempre, descanso é fundamental, a frequência depende dos dias que se treina, exemplo: 3 dias de treino 1 descanso, 5 dias 2 descanso, é importante ouvir o nosso corpo.
Qual o nível de intensidade e qual a duração do treino?
A duração como aprendi aqui à uns dias, entre 1 hora e meia, 2 horas, falo por mim que treinava 3 horas e poucas, e desde que treino 2 horas parece que o treino compensa mais, tentar sempre organizar bem o treino para estas horas.
Com que frequência se devem variar os exercícios do treino?
Nesta parte já estou mesmo na onda do JOKER lol Apanhei o gosto também de variar sempre os exercícios, agora nunca faço o mesmo, mas se houver um plano, na minha opinião de mês a mês deve-se mudar os exercícios.
paksa
paksa
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 879
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por ArtSports Seg Abr 09, 2012 10:04 am

Bom tópico nuno. É bom reforçar estes príncipios de treino.
Continua.
ArtSports
ArtSports
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 794
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 34
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por paksa Seg Abr 09, 2012 11:05 am

Acho que até é um bom tópico para se colocar como fixo, com o tempo irá fazer-se mais questões, e o tópico fica um género de FAQ.
paksa
paksa
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 879
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por Welelele Seg Abr 09, 2012 2:45 pm

Acham que se deve treinar mais um certo grupo de músculos por dia (split) ou o corpo todo?
No contexto do BH, não me parece lógico fazer splits. A piada deste desporto são as transições, são os combos de exercícios, é a multiplicidade de movimentos numa só acção. Acredito que este tipo de treino tem na sua grande essência, a funcionalidade dos movimentos e a sua dinâmica! Acho que os básicos devem estar presentes em todos os treinos, (elevações, flexões, fundos, agachamentos) que facilmente se conjugam, alterando a amplitude, o grau de rotação e a velocidade do movimento, facilmente se consegue uma interessante variação de estímulos, que podem sempre focar-se num movimento em especifico, mas nunca de forma a isolar um grupo muscular.

Acham melhor só bodyweigth ou acham que se complementa melhor com pesos?
A conjugação com os pesos acelera a aquisição de força e, o único contra senso pode ser limitar a dinâmica dos movimentos, o que não me parece que faça muito sentido. Sou apologista que se conjugue o ferro com o BH, mas no ferro incluiria apenas Deadlift, Press Ombros, Squat, Supino, Prensa e Extensão de Gémeos. É a minha opinião e, vale o que vale, mas parece-me que o ferro deve vir preencher as lacunas do treino de BH e não ser um treino à parte!

Devem-se tirar dias para descanso? Com que frequência?
Descansar é fundamental com conta, peso e medida. Não me parece é que se deva agendar descansos. Vocês vão pensar que eu descuro na parte da organização do treino e do planeamento do mesmo por defender que os treinos devem ser freestyle e, agora, por dar esta opinião acerca do descanso, mas eu justifico a minha ideia. Há semanas, que por factores externos, são duras e pouco nos apetece treinar e, por outro lado, há outras em que nos sentimos capazes de treinar de manhã e à noite. Sou apologista de que devemos contrariar o dia de descanso que está escrito no papel e seguir o que o corpo e o nosso sistema nervoso nos diz. Em semanas que estamos em grande forma e o nosso corpo pede mais e mais e mais, não sou a favor de parar de treinar só porque está no papel, 8horas de sono, nesse caso, resolvem o problema do descanso! Nas semanas em que o tempo não passa, em que o corpo está rijo e a cabeça pesada, prefiro não treinar 2 ou 3 dias seguidos, até porque, os números vão ser fracos e, ou desmoralizo, ou estouro a cabeça só para fazer as mesmas reps que fiz no treino de "outro dia". De qualquer forma, em 7 dias eu paro sempre 2 ou 3, aleatórios, ou porque tenho que estudar, ou porque quero estar mais tempo com a minha namorada, ou porque a preguiça me dá cabo da cabeça!

Qual o nível de intensidade e qual a duração do treino?
Isto depende de cada um e de cada treino. Se é em pirâmide, se é enduro, se é velocidade, se é explosivo. Tempo não significa intensidade, números não são sinónimos de intensidade. Acho que os treinos devem ter sempre o máximo de intensidade e, o que deve variar, é o volume e o tempo de treino. A intensidade depende do que tu lá deixas, do quanto te esforças, do quanto dás para atingir algo e, isso, tem que ser sempre o máximo. O volume, isso sim varia. Não é a mesma coisa fazeres um treino em que queres fazer 300 reps de Pull Ups, ou um em que queres fazer 150 reps. São volumes de treino diferente, que vão variar o tempo que lá ficas. Isso não é propriamente algo que possas dizer "tem que ser assim". Por exemplo, o Joker numa intensidade baixa, obrigava-me a estar numa intensidade alta, num volume de treino que para ele seria baixo e para mim seria muito alto, o treino para ele seria rapidinho e, para mim, ia parecer um treino interminável. Acho que não devemos exagerar, sozinhos, em 2horas, fazemos um excelente treino, em grupo, 4horas de treino, equivalem ao mesmo. Aplica o máximo de ti durante o tempo em que isso contribua beneficamente para os teus objectivos.

Com que frequência se devem variar os exercícios do treino?
Os exercícios básicos devem estar sempre presente, o que deves variar é a amplitude, a velocidade de execução (...) Se hoje fazes 100 Standard Push Ups, amanhã faz 100 Diamond Push Ups, depois faz 100 Clap Push Ups, por exemplo. Os básicos são o que definem o quão és neste deporto, quanto mais formas tiveres de os dominares, melhor serás. Depois é adaptares o teu treino ao que queres fazer, se queres fazer melhores números nos fundos, quando treinares Push Ups, vais usar uma variação em que a amplitude te trabalhe mais o tricipe e vais-te aplicar nos Skull Crushers, por exemplo. Se queres fazer Handstands, quando fizeres flexões mais fazer Dive Bomber. Nessa lógica!
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por AJ Seg Abr 09, 2012 7:17 pm

Ora bem, acho que as respostas vão variar de acordo com o gosto de cada um, não há uma 'verdade' universal (no que ao treino diz respeito), mas cá vai Cool

Acham que se deve treinar mais um certo grupo de músculos por dia (split) ou o corpo todo?
Eu gosto de treinar o corpo todo! Não treino braços directamente porque não gosto, nem acho que exista necessidade (já quando fazia 'ferro' não usava exercícios de isolamento).

Acham melhor só bodyweigth ou acham que se complementa melhor com pesos?
Eu tenho feito só bodyweight e (pelos menos) para já não sinto falta/necessidade do ferro, mas se o fizesse (o treino com ferro), faria apenas 3 exercícios (bench press, squat e deadlift).

Devem-se tirar dias para descanso? Com que frequência?
Eu costumo tirar! Frequência depende; vario os treinos de acordo com os treinos de kickboxing ou com o cansaço.

Qual o nível de intensidade e qual a duração do treino?
Tenho treinado talvez a uns 80% do máximo e os treinos costumam demorar cerca de 1.15h. Quando faço treinos maiores acho que nunca ultrapasso as 2h.

Com que frequência se devem variar os exercícios do treino?
Só tenho treinado os básicos e por isso tenho quase sempre os mesmos exercícios, de resto vario o número de repetições, de séries, tempos de descanso quase todos os treinos.

Very Happy
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por paksa Seg Abr 09, 2012 7:52 pm

Gostei Welelele! Smile
paksa
paksa
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 879
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por paksa Qui Jun 07, 2012 11:11 am

Aproveito este tópico e irei deixar aqui duas perguntas para todos.

Pergunta 1 - Que tipo de Cardio costumam fazer no vosso treino? Quantas vezes fazem Cardio por semana? Qual a duração de cada sessão de Cardio?

Pergunta 2 - Quantas vezes recomendam fazer Cardio por semana para aqueles que querem ganhar Massa Muscular e para aqueles que querem perder gordura?
paksa
paksa
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 879
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por Nuno Pereira Qui Jun 07, 2012 12:09 pm

Pergunta 1 - Que tipo de Cardio costumam fazer no vosso treino? Quantas vezes fazem Cardio por semana? Qual a duração de cada sessão de Cardio?
Eu agora tenho feito stationary bike ou então circuitos em que alterno burpees, jumping jacks e mountain climbers com push-ups, pull-ups, chin-ups e dips.
Tento fazer entre duas a cinco vezes por semana.
A duração costuma ser qualquer coisa entre 15 e 30 minutos.

Pergunta 2 - Quantas vezes recomendam fazer Cardio por semana para aqueles que querem ganhar Massa Muscular e para aqueles que querem perder gordura?
Eu acho que qualquer pessoa deve fazer entre duas e cinco vezes por semana. Eu penso que o cardio não prejudica quem quer ganhar massa muscular, só se for feito em excesso e se não tivermos acesso a fontes de energia através da dieta (hidratos de carbono e gorduras).
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Bons Princípios de Treino Empty Re: Bons Princípios de Treino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos