Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Controvérsia sobre o crescimento muscular

+4
Guru
Welelele
Nuno Pereira
joaonuno6
8 participantes

Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Sex Nov 01, 2013 12:42 pm

Boas pessoal. Bem, como isto anda um pouco parado, vou ver se consigo gerar aqui uma discussão saudável onde cada um possa dar a sua opinião sobre o assunto.

Como o título indica, eu vou expor um pouco a minha opinião e também conhecimento que me foi transmitido por terceiros sobre o crescimento muscular e até que ponto pode crescer naturalmente. Se calhar alguém que tenha estudado e se licenciado em desporto saiba ainda melhor e mais concretamente sobre este assunto.

Como sabemos há vários desportos que nos permitem "crescer" tanto a nível de massa como força e ainda outros desportos que não incidem mais sobre tal mas sim sobre resistência por exemplo, como é o caso da natação, atletismo, etc. Depois temos outros desportos e diversas maneiras para ganharmos massa ou força. É o caso do ginásio, que não sendo um desporto, é um local onde podemos melhorar as nossas capacidades físicas e desafiarmos o nosso corpo, aliás, praticamente todo o atleta e mesmo olímpicos usam o ginásio como meio para "concretizar" o seu desporto.

O que eu eu quero por aqui no ar é até que ponto uma pessoa poderá crescer naturalmente, o tempo que levará, o trabalho diário, e o resultado que cada desporto terá sobre o nosso corpo. No nosso desporto, temos vários nomes, como é o caso do Frank Medrano, os Bar Brothers, Hannibal, Adam Raw... Até que ponto é que estes atletas referidos, conseguiram atingir o seu corpo atual sem qualquer extra, isto é, a nível de máquinas de ginásio, suplementos, ou até doping. Atenção eu não estou a dizer que todos ou algum usou ou usa doping, estou apenas a pedir a vossa opinião sobre o assunto, porque na minha, sobre os quatros casos que falei acho que nenhum usou qualquer tipo de substância.

Depois temos o caso dos fisiculturistas, que sabendo claramente que é impossível atingir um volume natural idêntico, o trabalho deles é muito duro, é a vida deles, não é só o recurso a extras que os tornas assim, é preciso muito trabalho e não é para qualquer um, como é certo. Depois ainda o caso dos ginastas olímpicos por exemplo, que é um desporto praticamente igual ao nosso, utiliza o peso do corpo, e flexibilidade e tudo mais, e como podemos ver, atingem volumes também consideráveis, serão necessariamente naturais? Também trabalharão com máquina de ginásio ou dedicam horas e horas a fio diariamente para atingir os mesmos volumes só com exercícios calisténicos? E ainda há o caso dos halterofilistas, que não notamos uma definição tão rigorosa, mas são claramente atletas com imensa e inacreditável força, também recorrerão a doping ou conseguirão apenas atingir o seu objetivo naturalmente?

Será possível através de exercícios de bodyweight atingir uma forma física como um atleta de ginásio no mesmo período de tempo? Até que ponto se pode chegar naturalmente? Até que pontos os suplementos são necessários (proteínas, creatinas, vitaminas, etc)?

Em geral gostaria de saber a vossa opinião sobre tudo isto, e o que acham sobre este assunto e sobre os diversos desportos, etc.

A ideia é mesmo gerar aqui uma longa conversa. É de salientar que dou valor a todo o atleta, e não quero de forma alguma julgar seja quem for ou o seu desporto! Estou apenas a deixar as várias questões e dúvidas no ar, e saber a vossa opinião.

Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Nuno Pereira Sex Nov 01, 2013 9:59 pm

Eu acho que é perfeitamente possível atingir os mesmos resultados a nível de corpo com ginásio e calisténicos. É claro que alguns exercícios são difíceis de replicar num e noutro contexto. Mas sinceramente até acho que uma combinação dos dois ainda é o melhor, acho que não devemos ser fundamentalistas e o melhor é aproveitar as potencialidades dos vários tipos de treino.

Quanto aos atletas serem naturais ou não isso dá pano para mangas, há físicos naturais que são impressionantes mas para ter a certeza é complicado. Normalmente tudo o que é bom demais para parecer natural é porque tem lá qualquer coisa a mais.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Sáb Nov 02, 2013 12:11 am

Antes de mais obrigado pela resposta e espero que outros tenham a mesma iniciativa Very Happy

Sem dúvida que tanto os calisténicos como o ginásio, que usam meios diferentes para essencialmente os mesmos fins, são ambos óptimos, mas na minha opinião penso que este desporto, leve mais tempo e dedicação para atingir os mesmos objetivos de que no ginásio, porque tem uma variedade maior, mais diversificada e talvez mais "objetiva". De qualquer das formas, são desportos diferentes, ambos bons, e a opção parte de cada um é certo Smile

Como dizes "dá pano para mangas", é complicado reconhecer e distinguir ou até mesmo saber através da aparência, portanto é difícil fazer uma análise concreta do "máximo" possível natural.

Obrigado mais uma vez!
Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Welelele Seg Nov 04, 2013 12:15 am

joaonuno6 escreveu:
Como sabemos há vários desportos que nos permitem "crescer" tanto a nível de massa como força e ainda outros desportos que não incidem mais sobre tal mas sim sobre resistência por exemplo, como é o caso da natação, atletismo, etc. Depois temos outros desportos e diversas maneiras para ganharmos massa ou força. É o caso do ginásio, que não sendo um desporto, é um local onde podemos melhorar as nossas capacidades físicas e desafiarmos o nosso corpo, aliás, praticamente todo o atleta e mesmo olímpicos usam o ginásio como meio para "concretizar" o seu desporto.

1. Todos os desportos permitem treinar capacidades condicionais, o método, é que faz com que umas prevaleçam mais do que outras. Depois, atenção aos termos, já que é para sermos 'técnicos', falar de força é relativo. Quando entramos no alto rendimento temos obrigatoriamente que falar no principio da especificidade, e a nú, não avalias capacidade nenhuma. A estrutura e a cinemática e pouco mais.

O que eu eu quero por aqui no ar é até que ponto uma pessoa poderá crescer naturalmente, o tempo que levará, o trabalho diário, e o resultado que cada desporto terá sobre o nosso corpo.

2. Até ao ponto em que atinja um ponto de estagnação, que é difícil. O tempo, o volume, a frequência, blá blá blá, não são comparáveis porque somos todos diferentes. Eu posso num mês ficar como quero e tu para o mesmo patamar demorares 2. Tudo passa por seres o mais próximo possível do perfeito em todas as variáveis que influenciam o treino. É a única forma de saberes que TU ficas mais próximo do TEU objetivo.

No nosso desporto, temos vários nomes, como é o caso do Frank Medrano, os Bar Brothers, Hannibal, Adam Raw... Até que ponto é que estes atletas referidos, conseguiram atingir o seu corpo atual sem qualquer extra, isto é, a nível de máquinas de ginásio, suplementos, ou até doping. Atenção eu não estou a dizer que todos ou algum usou ou usa doping, estou apenas a pedir a vossa opinião sobre o assunto, porque na minha, sobre os quatros casos que falei acho que nenhum usou qualquer tipo de substância.

3. Frank Medrano e Adam Raw fazem musculação. Os outros três não sei, mas usam muito peso extra, o que no fundo vai de encontro ao que aqui discutimos. Suplementação, o Hannibal e o Raw tomam.

Depois temos o caso dos fisiculturistas, que sabendo claramente que é impossível atingir um volume natural idêntico, o trabalho deles é muito duro, é a vida deles, não é só o recurso a extras que os tornas assim, é preciso muito trabalho e não é para qualquer um, como é certo.

4. É possível sem dopping, não sem suplementação.

Depois ainda o caso dos ginastas olímpicos por exemplo, que é um desporto praticamente igual ao nosso, utiliza o peso do corpo, e flexibilidade e tudo mais, e como podemos ver, atingem volumes também consideráveis, serão necessariamente naturais? Também trabalharão com máquina de ginásio ou dedicam horas e horas a fio diariamente para atingir os mesmos volumes só com exercícios calisténicos?

5. É subjetivo. Eles desenvolvem muito bicipe e ombro porque são dois grupos musculares extremamente solicitados em TODOS os exercícios, principalmente em argolas. De resto acredito que eles façam uso de ferro mas para gerar força máxima e potência, nunca procurando hipertrofia. Eles 'grossos' perdem capacidade de se movimentarem. Aquilo que ali se vê, é o que eles desenvolvem por especificidade dos movimentos.

E ainda há o caso dos halterofilistas, que não notamos uma definição tão rigorosa, mas são claramente atletas com imensa e inacreditável força, também recorrerão a doping ou conseguirão apenas atingir o seu objetivo naturalmente?

6. Não são definidos, os que não são, mas sim, na generalidade não o são. Digamos que a massa gorda funciona como uma almofada anatómica, já que, é mais para proteger do que para outra coisa. A eles importa-lhes levantar peso, bruto, nada mais.

Será possível através de exercícios de bodyweight atingir uma forma física como um atleta de ginásio no mesmo período de tempo? Até que ponto se pode chegar naturalmente? Até que pontos os suplementos são necessários (proteínas, creatinas, vitaminas, etc)?

7. Depende do tipo de treino que fizeres. Mas se tudo for perfeito, em termos de volume, o de musculação ficará à frente, força e definição, o de bodyweight. Mas isto é muito subjetivo.
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Guru Seg Nov 04, 2013 1:01 am

ora eu subscrevo o Welelele =)
Guru
Guru
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 854
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 34
Localização : Suíça

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Nuno Pereira Seg Nov 04, 2013 12:18 pm

Welelele escreveu:
joaonuno6 escreveu:

Depois temos o caso dos fisiculturistas, que sabendo claramente que é impossível atingir um volume natural idêntico, o trabalho deles é muito duro, é a vida deles, não é só o recurso a extras que os tornas assim, é preciso muito trabalho e não é para qualquer um, como é certo.

4. É possível sem dopping, não sem suplementação.

Concordo básicamente com tudo menos esta parte. Todos os culturistas tomam doping.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Seg Nov 04, 2013 2:08 pm

Obrigado Welelele, conseguiste minuciosamente responder a algumas das minhas dúvidas e questões que queria por aqui no ar.

De facto, também não concordo com o ponto 4. Visto, na minha opinião haver um ponto máximo natural, haver uma saturação, devido ao processo e influências sobre o crescimento muscular, chega um ponto em que deixa de ser possível através de métodos naturais o músculo desenvolver mais. O doping é várias vezes utilizado e para vários fins, pelo que sei, logo o doping incide sobre o que trabalhas. É possível atingir uma excelente forma natural, assim como também uma excelente forma através do doping, pois não é qualquer um, nem está ao nível de qualquer um chegar aos tamanhos de um culturista de topo, muito trabalho, pois esse "extra" não faz tudo, aliás, longe disso.

Depois há vários tipos de suplementação que me intrigam um pouco, para que é que são utilizados e que prejuízos tais podem trazer para a nossa saúde.

Sinceramente é certo que há várias condicionantes, e é relativo, assim como de caso para caso, pois nem sempre o tamanho expressa força, e vice-versa.

Já agora, que tipo de perfeição te referes? Isto é, o que é para ti, a execução e prática deste desporto?

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Welelele Seg Nov 04, 2013 2:30 pm

Nuno Pereira escreveu:
Welelele escreveu:
joaonuno6 escreveu:

Depois temos o caso dos fisiculturistas, que sabendo claramente que é impossível atingir um volume natural idêntico, o trabalho deles é muito duro, é a vida deles, não é só o recurso a extras que os tornas assim, é preciso muito trabalho e não é para qualquer um, como é certo.

4. É possível sem dopping, não sem suplementação.

Concordo básicamente com tudo menos esta parte. Todos os culturistas tomam doping.
Estás enganado, Nuno. Nem todos os fazem, daí nem todos chegarem ao mesmo nível.
Há um sem fim de suplementos que não são dopping, são só isso, suplementos! Wink
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Welelele Seg Nov 04, 2013 2:34 pm

joaonuno6 escreveu:Obrigado Welelele, conseguiste minuciosamente responder a algumas das minhas dúvidas e questões que queria por aqui no ar.

De facto, também não concordo com o ponto 4. Visto, na minha opinião haver um ponto máximo natural, haver uma saturação, devido ao processo e influências sobre o crescimento muscular, chega um ponto em que deixa de ser possível através de métodos naturais o músculo desenvolver mais. O doping é várias vezes utilizado e para vários fins, pelo que sei, logo o doping incide sobre o que trabalhas. É possível atingir uma excelente forma natural, assim como também uma excelente forma através do doping, pois não é qualquer um, nem está ao nível de qualquer um chegar aos tamanhos de um culturista de topo, muito trabalho, pois esse "extra" não faz tudo, aliás, longe disso.

1. Será que se treinares bem, chegas mesmo a estagnar? Wink É uma dúvida minha, que se calhar nunca terei resposta. Se calhar nunca estagnas, podes é não chegar lá no tempo que queres...Mas isto é uma opinião minha.

Já agora, que tipo de perfeição te referes? Isto é, o que é para ti, a execução e prática deste desporto?

2. É comum a todos os desportos. Método, Frequência, Volume (...) Descanso, Alimentação, Recuperação, (...) Há tantas condicionantes, que às tantas te perdes nelas todas, ou descuras algumas. Mas isso é o que os livros dizem. Salta para o terreno e o perfeito será o que te aproximar do que queres.
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Seg Nov 04, 2013 3:19 pm

Welelele escreveu:
Nuno Pereira escreveu:
Welelele escreveu:
joaonuno6 escreveu:

Depois temos o caso dos fisiculturistas, que sabendo claramente que é impossível atingir um volume natural idêntico, o trabalho deles é muito duro, é a vida deles, não é só o recurso a extras que os tornas assim, é preciso muito trabalho e não é para qualquer um, como é certo.

4. É possível sem dopping, não sem suplementação.

Concordo básicamente com tudo menos esta parte. Todos os culturistas tomam doping.
Estás enganado, Nuno. Nem todos os fazem, daí nem todos chegarem ao mesmo nível.
Há um sem fim de suplementos que não são dopping, são só isso, suplementos! Wink
Também já ouvi falar em tal. Não sei se é a isso que te referes, mas já me foi dito que há um outro desporto idêntico ao culturismo, que não é permitido o uso de doping. Apenas treinam e crescem através de muito treino e apenas com suplementação.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Seg Nov 04, 2013 3:23 pm

De facto é uma dúvida que pelo que eu saiba não tem resposta, até que ponto poderemos crescer. Mas continuo a apostar que haja um limite, mas um limite que difere de caso para caso. De qualquer das dúvidas, ao treino não deve haver limites, há sempre algo para melhorar, para conseguir, para atingir, logo o objetivo independentemente dos limites "estruturais" é continuar a treinar, sempre!

Pois, já reparei, tento deveras combinar tudo na perfeição, mas escapa sempre alguma coisa. Apenas quem se dedica exclusivamente ao treino é que tem possibilidades de chegar perto desse protótipo da perfeição. Muito trabalho, muita dedicação e até mesmo muito estudo sobre o mesmo.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Seg Dez 09, 2013 10:48 pm

Então rapaziada, não há mais opiniões por aí diferentes ? Very Happy

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por trox115 Ter Dez 10, 2013 2:51 am

Também já ouvi falar no culturismo natural em que fazem testes para anabolizantes por isso acho que nem todos podem usar esteroides.
Sempre pensei que o crescimento de um atleta fosse limitado, até porque sempre ouvi dizer que o era (BroScience). Fui pesquisar um pouco e encontrei o FFMI, nunca tinha ouvido falar. Basicamente isto é uma cena que que calcula a quantidade de massa magra que uma pessoa tem em relação à sua altura. Isto diz lá que o limite está nos 25 para atletas que não usem esteroides anabolizantes. Vou deixar aqui o site(não sei se é de confiança ou se percebi tudo bem).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

trox115
Flexões
Flexões

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/08/2011
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por AJ Ter Dez 10, 2013 9:23 am

Eu acredito que haja um limite genético. Suplementos são necessários (para um nível de competição) e esteróides acredito que sejam também necessários (para um nível competitivo). É possível crescer tanto com calisténicos como com o ginásio. A maior diferença é nas pernas! Cool
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Ter Dez 10, 2013 11:24 pm

AJ escreveu:Eu acredito que haja um limite genético. Suplementos são necessários (para um nível de competição) e esteróides acredito que sejam também necessários (para um nível competitivo). É possível crescer tanto com calisténicos como com o ginásio. A maior diferença é nas pernas! Cool

Como assim? No fundo como nós treinámos perna de uma determinada forma o ginásio também a "treina" para o mesmo fim apesar de métodos diferentes. Não levam ambos a uma mesma performance?

É possível crescer com ambos, mas qual deles será mais rápido para esse crescimento ou "perfeito" para esse crescimento?

Obrigado AJ.

Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por will" Qua Dez 11, 2013 2:18 am

@João nuno
Todo mundo é capaz de realiza um squat, mas nem todo mundo é capaz de realiaza pull up ou dips. Percebeu a diferença de grau de dificuldade?
will
will"
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 843
Data de inscrição : 23/09/2012
Idade : 30
Localização : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por AJ Qua Dez 11, 2013 9:20 am

joaonuno6 escreveu:
AJ escreveu:Eu acredito que haja um limite genético. Suplementos são necessários (para um nível de competição) e esteróides acredito que sejam também necessários (para um nível competitivo). É possível crescer tanto com calisténicos como com o ginásio. A maior diferença é nas pernas! Cool

Como assim? No fundo como nós treinámos perna de uma determinada forma o ginásio também a "treina" para o mesmo fim apesar de métodos diferentes. Não levam ambos a uma mesma performance?

É possível crescer com ambos, mas qual deles será mais rápido para esse crescimento ou "perfeito" para esse crescimento?

Obrigado AJ.

Cumprimentos.

Na minha opinião, as pernas, para crescerem precisam de carga, muita carga. Nos calisténicos isso não é possível. Daí a maior parte do pessoal do street workout ser considerado "chicken legs".
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por joaonuno6 Dom Dez 15, 2013 11:53 pm

AJ escreveu:
joaonuno6 escreveu:
AJ escreveu:Eu acredito que haja um limite genético. Suplementos são necessários (para um nível de competição) e esteróides acredito que sejam também necessários (para um nível competitivo). É possível crescer tanto com calisténicos como com o ginásio. A maior diferença é nas pernas! Cool

Como assim? No fundo como nós treinámos perna de uma determinada forma o ginásio também a "treina" para o mesmo fim apesar de métodos diferentes. Não levam ambos a uma mesma performance?

É possível crescer com ambos, mas qual deles será mais rápido para esse crescimento ou "perfeito" para esse crescimento?

Obrigado AJ.

Cumprimentos.

Na minha opinião, as pernas, para crescerem precisam de carga, muita carga. Nos calisténicos isso não é possível. Daí a maior parte do pessoal do street workout ser considerado "chicken legs".

Siga adicionar peso que isso deixa de ser assim Very Happy Eu acho que é impossível passar um limite só a fazer exercícios com o peso do nosso corpo, acho que chega a uma fase em que se não houver um peso extra o corpo não consegue "crescer" mais, apenas podemos aperfeiçoar um bocadinho mais ou então melhorar ou até mesmo definir mas não crescer. Penso que seja indispensável o uso do peso extra para crescimento muscular, principalmente em alguns exercícios em que já há um certo domínio da nossa parte apenas com o nosso peso.

Estou há cerca de 4 meses a dar relativamente bem (cerca de 3/4 vezes por semana) quando consigo, na hipertrofia, tirando uma paragem de cerca de 2 semanas que tive doente, e posso acrescentar o facto de já ter alguma experiência anterior desde novo e esporadicamente com exercícios de bodyweight e há cerca de 1/2 anos tive cerca de meio ano num ginásio, sem qualquer cuidados extras, mas que me influenciou e impulsionou consideravelmente para a minha forma física atual. Mas sinceramente chega a uma fase que se torna evidente que cada vez é mais difícil reconhecer uma evolução. Tenho tentando aos poucos adicionar peso extra mas mesmo assim é complicado, principalmente visto ser relativamente magro, mas sinto-me frequentemente à neura sem saber que cargas usar, que exercícios optar, repetições, séries, etc.

Conclusão, ainda duma pequena e curta experiência por enquanto, em relação a este assunto, acho que a adição de peso é essencial para o crescimento (superior como inferior) e é possível crescer a um certo nível considerável, naturalmente. Mas só através de muito esforço e dedicação, e o tempo que leva esse crescimento rege-se muito pela quantidade de treinos (dias e horas dedicadas), alimentação sem dúvida e também pelo conhecimento e/ou ajuda de outros sobre o que fazer, como fazer, quantas vezes e por aí. Logo, o importante é nunca desistir, por mais tempo que leve, lá se chega se assim se deseja.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por nelson01 Ter Dez 24, 2013 2:25 am

Saudações a todos!

Tenho algumas dúvidas ainda sobre este tema.
Se nos ginasios os fisiculturistas conseguem biceps musculosos usando 30 a 40 kg, não seria mais eficiente os chin ups com o peso do corpo?
Progredindo mais: com um braço não seria mais eficiente ainda considerando o peso do corpo?
E o exemplo dos ginastas olimpicos que possuem biceps enormes? Não seria hipertrofia a base de bodyweight?
Ainda: Medrano, Hannibal entre outros, não possuem excelência em hipertrofia com bodyweight?

nelson01
Flexões
Flexões

Mensagens : 17
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 59
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Controvérsia sobre o crescimento muscular Empty Re: Controvérsia sobre o crescimento muscular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos