Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

5 participantes

Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Seg Set 30, 2013 3:46 pm

Boa tarde pessoal.

Sei que já vários tópicos foram abertos sobre este assunto e o que será melhor consumirmos em quantidades etc.

Desde já deixo aqui a minha opinião sobre as "dietas", acho um pouco absurdo criarem-se valores certos de calorias, carbohidratos, proteínas, fibras, e por aí fora que se deve consumir diariamente perante cada caso. Acho que levar a alimentação de uma forma obsessiva trás-nos-a ainda mais problemas, principalmente mentais. Na minha opinião é completamente desnecessário criar uma paranóia sobre o que consumir, a que horas, quantidades, ou o que seja. Eu não tenho muitas informações sobre saúde, principalmente nutrição, sei o que leio, o que vejo, ouço e pesquiso, desconhecendo a veracidade dos mesmos.
É habitual ouvir-se falar que nós somos aquilo que comemos, e a verdade é mesmo essa, mas acho que os problemas de saúde não depende só da nossa alimentação, aliás, vê-se pessoas que recorrentemente ingerem uma quantidade enorme de gorduras e/ou doces e/ou bebidas alcóolicas e ficam aí vários anos para "contar" a história, isto é, duram se calhar tanto ou mais que uma pessoa extremamente preocupada e obcecada com a saúde!

De facto, já vi aqui pelo fórum e ouvi falar em dieta paleólitca, estive a pesquisar, e acho que tem algumas informações importantes e sem dúvida positivas, mas por exemplo, o facto de se poder e dever consumir o que apetecer a nível de carnes, tal e qual como as vermelhas, acho inapropriado. Está mais que provado cientificamente que as mesmas contêm várias toxinas que prejudicam bastante o nosso intestino por exemplo. Também a paragem de ingestão de pão, cereais etc, acho estranho! Para quem deseja e ambiciona perder peso, sim será uma boa maneira, agora quem treina, e faz uma vida normal e saudável também deve conter as mesmas na sua dieta!

Efetivamente, na minha opinião as frutas e os vegetais devem estar no topo da nossa alimentação! Carnes vermelhas são igualmente necessárias, mas não obrigatórias, se me faço entender. Carnes brancas, sim, também penso que se deve apostar, pois são carnes mais saudáveis com um conteúdo menor ou nulo de toxinas e altos teores de proteína. O famoso leite, penso que depois dos 12 anos, seja desnecessário, isto é, o cálcio que o mesmo oferece é facilmente encontrado e até em valores superiores nos legumes verdes (brócolos, etc). Frutas secos, "gorduras saudáveis" também devem ser consumidas! Em relação aos cereais, sementes, e por aí, concordo que são bastante importantes para uma alimentação balanceada. Isto porque contém várias vitaminas, muitas vezes não conseguimos ir buscar ás carnes. Eu como por exemplo é raro ingerir carnes vermelhas por não gostar principalmente, penso que as sementes são um bom substituto.

Concluindo, peço que deixem as vossas opiniões e informações que detém por várias dietas e alimentos. Digam de vossa justiça o que acham sobre este assunto.
É fundamental haver um equilíbrio, ingerir um pouco de tudo sem exageros nem défices. Evitar sem dúvida alguma os processados, os fritos, gorduras saturadas e açucares (que podemos perfeitamente ir buscar á fruta por exemplo)! O peixe é de certo importante, pena que infelizmente hoje em dia todo o rio e mar esteja contaminado pelas asneiras do ser humano!

Cumprimentos a todos!

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por FSDSOUSA Ter Out 01, 2013 10:33 pm

Boas,
joaonuno6 é a tua opinião.
A verdade é que admiro quem consegue seguir à risca uma "dieta" pois dá o seu trabalho, requer tempo, alguns casos fica uma alimentação mais cara, mas também admito que depois de algum tempo o que se passa é que deixa de ser dieta e passa a ser estilo de vida.
Primeiro estranha-se depois entranha-se...
Diria que insubstituivel só mesmo a agua, o resto cada um vai buscar os açucares/proteina/vitaminas/etc aos alimentos que mais gosta e com os quais se sente melhor.
Abraço.

FSDSOUSA
Flexões
Flexões

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 38
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Qua Out 02, 2013 9:00 am

Boas.

Sim, de certo é a minha opinião, porque não me vejo a fazer o mesmo, eu tento ter uma dieta equilibrada, faço algumas medidas de vês em quando como é óbvio mas nada em demasiado. Há uma escassez de tempo e dinheiro :s Há quem viva obcecado por tal e na minha opinião isso pode ser degastador mentalmente, não sei, pois estou a falar sem experiência própria. Acho que o nosso corpo também faz a sua parte, portanto, se tudo se inserir dentro de parâmetros equilibrados!

Cumprimentos!

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Qui Out 10, 2013 5:25 pm

Acho que não se deve ser obcecado mas também não se deve comer toda a porcaria sem qualquer cuidado. Deve-se ter sempre uma alimentação equilibrada e saudável na minha opinião. Claro que também acho exagero medir tudo à grama, mas pronto isso também são escolhas pessoais, tenho a minha opinião mas cada um faz o que quer.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Qui Out 10, 2013 6:22 pm

Sim, claro, não estou a criticar os que fazem isso, simplesmente dei a minha opinião mas se calhar não me expressei claramente.

Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Sex Out 11, 2013 12:08 am

Expressaste sim, só estava a dar a minha opinião. Eu concordo com a maior parte do que disseste, acho que se deve ter noção das coisas, não cair em exageros nem em dietas da moda, evitar comidas processadas, fritos, refrigerantes e muitos doces. Eu sou vegetariano, não como carne nem peixe, mas quando fiz essa escolha até foi mais por razões éticas, mas também acho que seja mais saudável. Tudo depende daquilo em que acreditamos e do que achamos que é saudável, mas também devemos ter sempre algum bom senso.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Sex Out 11, 2013 8:59 am

Exatamente, quanto ao que disseste, também estou de acordo!

Obrigado pela resposta. Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Welelele Sáb Out 12, 2013 1:35 pm

Dieta é diferente de restrição! Não há alimentos contra indicados, há é pessoas contra indicadas para certo tipo de alimentos. Eu nunca segui uma dieta à risca, não consigo, mas tenho cuidado com a minha alimentação e faço dos meus 'dias sujos' um pilar para o sucesso do resto dos dias.
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Dom Out 13, 2013 7:47 pm

Certo. Sim, é basicamente como eu tento fazer. Mas às vezes lá se vai um doce ou outro mas a tentar reduzir claro Smile

Obrigado pela resposta. Cumprimentos!

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Dom Out 13, 2013 8:57 pm

Quando se tem algum cuidado com a alimentação e se treina bem não faz mal nenhum de vez em quando comer uns bons doces e umas comidas menos saudáveis.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Seg Out 14, 2013 1:08 pm

Claro, também temos que tirar algum proveito do que raramente devemos consumir mas que até é bem apetecível Razz

Já ouvi dizer que à noite é de evitar os hidratos de carbono, há algum fundamento para tal ?

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por AJ Ter Out 15, 2013 3:29 pm

joaonuno6 escreveu:Já ouvi dizer que à noite é de evitar os hidratos de carbono, há algum fundamento para tal ?
Não Wink
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Ter Out 15, 2013 10:20 pm

Pois. Obrigado AJ.

Realmente continuo a questionar-me sobre o que é fundamental para uma definição extrema do core, do género, Bar brothers Laughing

Sei que o treino de core é fundamental assim como a alimentação e "algumas" regras, mas apesar de ter notado algumas melhorias no meu caso em particular, não noto grandes progressões como seria de esperar. Se estarei a fazer mal ou fracos/poucos treinos para o core, ou a alimentação ou até mesmo a quebra de algumas dessas "regras".

Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Ter Out 15, 2013 11:28 pm

Na minha opinião é misturares treino de força com algum tipo de cardio, eu acho que a corrida resulta muito bem. A nível da alimentação acho que o importante é controlar as porções, para além de consumires alimentos saudáveis.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Ter Out 15, 2013 11:41 pm

Mas treino de força de core consiste essencialmente em quê ou como ?
Sim, também acho que o cardio é fundamental para "secar", portanto acho que é sem dúvida, necessário.

Quanto à alimentação também estou de acordo que é preciso ter em atenção o que ingerimos e as quantidades mas estou um pouco fora do contexto de quantidades e o que devemos mais evitar ou pelo que devemos optar.

Desde já, obrigado Nuno.

Cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Qua Out 16, 2013 10:36 pm

Quando falei de treino de força não falei só do core, faz de tudo um pouco (pull ups, dips, push ups, squats, lunges, etc) e também podes trabalhar os abs mais directamente (leg raises e knee raises são excelentes e o L-sit também). Os abs são estabilizadores por isso são trabalhados de forma indirecta em muitos exercícios.

Podes usar um punho fechado como medida nas porções. Um punho de proteínas, um punho de hidratos e o resto do prato de verduras ou salada. É uma forma simples e eficaz de controlar porções.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Qua Out 16, 2013 11:08 pm

Sim, sem dúvida também já reparei que principalmente ao fazer push ups e até pull ups o core está em trabalho também. Eu chego mesmo a dedicar um dia ou outro apenas para o core ou em conjunto com outros exercícios, como os exemplos que deste.

Em relação às porções eu próprio quando faço os batidos e por aí, costumo usar colheres de sopa como medida para me orientar Laughing

Mas a escassez de tempo para treinar tem-me deitado muito abaixo, isto anda complicado!

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Qui Out 17, 2013 10:19 pm

Outro exercício que também é muito bom para os abs é a dragon flag.

Os circuitos são bons porque consegues fazer muito trabalho em pouco tempo.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Qui Out 17, 2013 10:42 pm

Circuitos isto é, por exemplo:

15 knee raises e logo de seguida 10 segundos de L-sit e depois mais umas 10 dragon flags e por aí fora, certo? Very Happy

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Nuno Pereira Qui Out 17, 2013 10:50 pm

Sim, não me estava a referir em particular para os abs, podes misturar várias partes do corpo, por exemplo: pull ups, depois dips, seguidos de chin ups, depois push ups e no fim squats. Mas também podes focar mais num grupo muscular como exemplificaste.
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por joaonuno6 Qui Out 17, 2013 11:52 pm

Sim, certo eu sei. Tanto que sempre treinei assim desde que me iniciei neste desporto. Já vai quase meio ano, ainda pouca coisa mas já grandes evoluções Very Happy

Obrigado, cumprimentos.

joaonuno6
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 326
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente Empty Re: A alimentação ideal para uma vida saudável física e mentalmente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos