Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exercicios pliométricos.

+7
Breakthrough
Rang3Pr1de
Welelele
AJ
Diiaz
madwie
JOKER
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Exercicios pliométricos.

Mensagem por JOKER Ter Jan 17, 2012 11:18 am

Ficam alguns exemplos de como se devem fazer os exercicios pliométricos.
Pernas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tronco.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Avançado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por madwie Ter Jan 17, 2012 11:28 am

Era mesmo isso que precisava xD

Obrigado, bom trabalho Wink
madwie
madwie
Flexões
Flexões

Mensagens : 46
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Brandoa

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Diiaz Ter Jan 17, 2012 11:31 am

Excelente post Joker!

O pessoal das artes marciais poe beneficiar e muito deste tipo de treino!

Abraço
Diiaz
Diiaz
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 324
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 32
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por AJ Ter Jan 17, 2012 12:10 pm

Bom post Joker!!! Cool
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Welelele Ter Jan 17, 2012 1:57 pm

Grande post Joker, tem aí cenas interessantes!
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Rang3Pr1de Ter Jan 17, 2012 7:08 pm

Adorei os dois primeiros videos de pernas Joker, para já apenas vi esses, quero saltar bué alto, adoro saltar xD
Rang3Pr1de
Rang3Pr1de
Flexões
Flexões

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/01/2012
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Breakthrough Sáb Jan 28, 2012 3:59 pm

Interessante!

Eu costumo usar bastante o Box Jump e Kneeling Jump Squat com barra.

Velocidade é muito importante para o aumento da força maxima, está diretamente ligado, tanto é que pliometricos fazem parte dos treinos de powerlifters e levantadores olimpicos.

Voces conhecem o "Protocolo Tabata?

Muito usado por lutadores de MMA. É uma forma de aumentar seu VO2 max (capacidade aeróbica) e tambem capacidade de trabalho.
Breakthrough
Breakthrough
Flexões
Flexões

Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por JOKER Sáb Jan 28, 2012 8:42 pm

Breakthrough conheço sim tens muitos treinos que se baseam nesse principio hoje em dia e quando falaste do treino do pessoal das MMA sim Sr. forma de treino diferente funcional e muito á frente támbem acho, o mundo do desporto neste ramo está a mudar e em minha opinião para melhor.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Breakthrough Dom Jan 29, 2012 7:31 pm

Sim Joker, tambem acredito que isso só tem a melhorar.

Só que aqui no Brasil, esse conceito de "Treino Funcional" virou uma modinha ridicula, onde são usados treinos com bola suiça, bosu, plataformas instaveis e vibratórias, treinos com elasticos, etc....tudo tentando fortalecer o CORE, só que é tudo um lixo!

Isso é apenas marketing pra pegar os desavisados e inconsequentes, e tirar dinheiro deles, cobrando pra treinar nessas porcarias.

Quando na verdade um TREINO FUNCIONAL seria o esporte de voces que é o bar hitting, as modalidades que eu pratico (powerlifting, strongman, weightliftng), e tudo que pudesse ter uma transferencia de estimulos pra ser usado em outras atividades, por exemplo no cotidiano.

Estamos no meio da bagunça aqui no Brasil.....Malditos modismos!
Breakthrough
Breakthrough
Flexões
Flexões

Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Guru Dom Jan 29, 2012 8:33 pm

Não acho um lixo, eu considero que uma maior variedade de estímulos traz uma maior adaptabilidade ao Sistema Nervoso Central e ficas mais apto para qualquer actividade, ganhas em termos neuromusculares, pelo menos. Talvez não tenhas tantos ganhos de força nos membros superiores como no BH (concordo!), mas consegues treinar outras componentes, como estabilidade e equilíbrio com outros estímulos. é só a minha opinião Smile

Fiquei interessado no protocolo Tabata, tens alguma documentação sobre isso? Wink
Guru
Guru
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 854
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 34
Localização : Suíça

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Diiaz Dom Jan 29, 2012 9:14 pm

Guro sobre o tabata basta pesquisar no Google, tem uma quantidade quase inesgotável de artigos sobre isso!

Quanto ao treino funcional, penso que há uma má interpretação do nome do mesmo. (Na convenção internacional de fitness em Aveiro fiz uma mini formação intitulada "fundamentos do treino funcional" onde fiquei a conhecer um pouco melhor o que é afinal o treino funcional.

Muito resumidamente o treino funcional é algo que deve ter um grande transfer para o que pretendes. Se for uma coisa mais geral, imaginando um individuo que apenas quer ser mais saudável e quer que o seu treino tenha impacto na sua actividade quotidiana. Então o trabalho com plataformas instáveis pode fazer sentido, sendo que hoje em dia, a maior parte das pessoas devido a maus hábitos posturais sofre de desiquilibrios a nível de musculatura estabilizadora e o trabalho em plataformas instáveis pode ajudar a fortalecer esse aspecto.

No entanto o que foi abordado nessa mini formação foi basicamente o seguinte, o treino funcional normalmente está associado ao quotidiano ou a um desporto que se pratica, ou seja, eu posso chegar ao ginásio e dizer eu quero um treino que seja funcional para o desporto que pratico. Então o treino funcional na sua base são exercicios com um padrão de movimento o mais similar possivel com outro movimento do desporto que eu faço, vamos a exemplos:

Eu pratico artes marciais, quero um exercício que me ajude no meu pontapé circular, o pontapé circular é caracterizado por exemplo a nível articular:

-Rotação interna da bacia e rotação externa da coluna (tronco), ou seja temos dois movimentos inversos.

Então posso fazer por exemplo um lundge segurando uma polia ou um elástico, quando dou o passo para fazer o lundge rodo o tronco para o lado oposto (com a resistência do elástico). Se quiser um movimento um pouco mais "puxado" em vez de dar o passo para a frente no lundge faço um passo cruzado, levando a perna direita numa linha diagonal mais para o lado esquerdo enquanto rodo o tronco para o lado oposto.

Aqui temos padrões de movimentos similares entre o pontapé e o lundge (Rotação inversa entre a anca e a coluna).

Um deadlift é funcional? Sim. Porque quando correctamente executado pode ser adoptado para apanhar algo que está no chão.

Uma pull up é funcional? Depende... Se calhar no quotidiano não é tanto, pelo menos para uma pessoa sedentária, mas é sem duvida mais funcional que um puxador dorsal.

Um clean&jerk é funcional? Depende... a pessoa executa algum movimento no seu dia a dia cujo padrão seja similar?

Basicamente é isto, o treino funcional é conhecer o padrão de movimento mais utilizado pela pessoa a quem damos o treino e prescrever o treino em função disso.


Foi só uma partilha, abraços a todos! Wink
Diiaz
Diiaz
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 324
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 32
Localização : Mafra

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Breakthrough Dom Jan 29, 2012 9:52 pm

Diiaz escreveu:
Basicamente é isto, o treino funcional é conhecer o padrão de movimento mais utilizado pela pessoa a quem damos o treino e prescrever o treino em função disso.


Sim, concordo com isso Diaz. Um treinamento funcional seria mesmo para transferencia de adaptações geradas por determinados exercicios e movimentos, para um esporte determinado ou tarefas do cotidiano como voce disse.

Só que o que eu quero dizer é que prostituiram o termo "Treino Funcional" para "treinar com bolas e elasticos", isso é o que significa funcional na teoria da modinha brasileira (não sei se chega a nivel mundial).
Quando na verdade "funcional" seria um treino que permite realizar alguma tarefa. E tudo que é usado nesse modismo de treino funcional (bolas, elasticos, plataformas, etc...), pode ser substituido por algo infinitamente superior. E o que eu digo superior é: agachamentos, levantamentos olimpicos, treino com sandbag e kettlebbel, pliométricos, todos eventos de strongman, e etc....vão gerar ativação neural infinitamente superior e tambem um padrão de movimento muito mais semelhante do que puxar um elastico por exemplo.

Essas coisas (bolas, elasticos, etc...) podem até ter seu uso e alguma utilidade, mas sempre vai ter um exercicio com barra e anilhas ou algo do tipo, superior a isso. Na minha opinião essas plataformas instaveis e tal servem apenas pra recuperação de lesões, pra recuperar a propiorecepção. A partir daí esses equipamentos são inuteis e perda de tempo.

Acho que agora consegui me expressar direito.

Abraços.

-------------------

Guru: O tabata é simples, é só pesquisar no google mesmo. Vão ser os 4 minutos de treino mais longos da sua vida hehe....

Sobre equilibrio ou falta de equilibrio, na verdade provavelmente deve ser falta de flexibilidade e mobilidade dos musculos, o que não será resolvido com "Treino Funcional!. Desequilibrios da cadeia muscular anterior e posterior são as causas de muitas lesões, e as pessoas nem imaginam que negligenciar alguns grupos musculares pode fazer tão mal.
Breakthrough
Breakthrough
Flexões
Flexões

Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Guru Dom Jan 29, 2012 10:04 pm

Obrigado aos dois Wink quando falei, pensei efectivamente mais na recuperação de lesões, pois é a minha área. Boa informação!

Abraços
Guru
Guru
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 854
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 34
Localização : Suíça

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Welelele Seg Jan 30, 2012 12:40 am

Breakthrough e Diiaz, grandes posts! Tá aí muita qualidade!
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por JOKER Sáb Jun 09, 2012 10:43 pm

JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por vrael Qua Mar 13, 2013 9:44 pm

bandas elásticas para treino de pliométricos e uso nas artes marciais não são de todo lixo. São muito usadas. Qualquer dia compro umas

vrael
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 134
Data de inscrição : 02/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por JoaoPereira Qui Mar 14, 2013 11:14 pm

Guru escreveu:Não acho um lixo, eu considero que uma maior variedade de estímulos traz uma maior adaptabilidade ao Sistema Nervoso Central e ficas mais apto para qualquer actividade, ganhas em termos neuromusculares, pelo menos. Talvez não tenhas tantos ganhos de força nos membros superiores como no BH (concordo!), mas consegues treinar outras componentes, como estabilidade e equilíbrio com outros estímulos. é só a minha opinião Smile

Concordo Smile

JoaoPereira
JoaoPereira
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/10/2012
Idade : 28
Localização : Espinho - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por etiko87 Dom Mar 17, 2013 4:55 am

Entrando no campo das modinhas, o TRX para quem conhece e claro gosta, e dos melhores instrumentos de treino, mais para isometricos, mas penso que também haja 1001 hipoteses de fazer polimetricos.
Eu entendi mais ou menos o que aqui se disse(acho).
Mas penso que algumas dessas ferramentas são quase indispensaveis a determinados tipo de treinos...

etiko87
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 540
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por vrael Dom Mar 17, 2013 3:02 pm

Para quem tem uma barra, TRX é um passeio Very Happy

vrael
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 134
Data de inscrição : 02/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por etiko87 Dom Mar 17, 2013 4:49 pm

vrael escreveu:Para quem tem uma barra, TRX é um passeio Very Happy
São 2 passeios, o de ida ao TRX, e o de volta!
Faz front levers e back levers suspenso em trx, e diz-me qualquer coisa

etiko87
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 540
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por vrael Dom Mar 17, 2013 5:31 pm

Barra homem. A barra faz isso ou as argolas.

vrael
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 134
Data de inscrição : 02/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por etiko87 Dom Mar 17, 2013 8:21 pm

lol, creio que há aqui uma falha de comunicação... ou entendimento,
O trx, basicamente é as "argolas", o que muda é as pegas... mas ok

etiko87
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 540
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por JOKER Dom Mar 17, 2013 9:22 pm

Na verdade não concordo muito a diferÊnça não são apenas as pegas, o TRX tem apenas um ponto de apoio o que impossibilita a maioria dos movimentos, eu já disse aqui o TRX não tenho nada contra mas um par de argólas é um par de argolas.

etiko87 escreveu:lol, creio que há aqui uma falha de comunicação... ou entendimento,
O trx, basicamente é as "argolas", o que muda é as pegas... mas ok
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Welelele Dom Mar 17, 2013 9:39 pm

São coisas incomparáveis e muito boas se forem utilizadas para o que foram criadas! Eu gosto muito de TRX e não acho que seja para meninos.
Welelele
Welelele
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1527
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por etiko87 Dom Mar 17, 2013 10:28 pm

JOKER escreveu:Na verdade não concordo muito a diferÊnça não são apenas as pegas, o TRX tem apenas um ponto de apoio o que impossibilita a maioria dos movimentos, eu já disse aqui o TRX não tenho nada contra mas um par de argólas é um par de argolas.

etiko87 escreveu:lol, creio que há aqui uma falha de comunicação... ou entendimento,
O trx, basicamente é as "argolas", o que muda é as pegas... mas ok
Pois, de facto, o fim não é o mesmo... Mas apesar de tudo considero o TRX um bom elemento.
Agora essa impossibilitação de movimentos podemos tirar partida da melhor forma, uma vez que a força que se faz com o trx, é em varios sentidos ou seja, não se trata de apenas fazer a força do movimento do exercicio, mas sim também estabilizar e mantar a força do angulo de abertura das fitas... por isso é que o TRX tem Formado Y, temos que fazer força para manter a abertura.

etiko87
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 540
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Exercicios pliométricos. Empty Re: Exercicios pliométricos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos