Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

+10
Walquiria
JoaoPereira
will"
AJ
paksa
Guru
JOKER
Nuno Pereira
Miguel Migas
SpartanPT
14 participantes

Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por SpartanPT Sáb Jul 28, 2012 3:18 pm

Infelizmente, no nosso país, a cultura que envolve a musculação é muito pouco conhecida. Várias pessoas foram responsáveis por muitas das metodologias e técnicas que todos nós utilizamos e discutimos até os dias de hoje. Alguns desses estudiosos, simplesmente são ignorados fora do seu país de origem. Esse é o caso do grande Vince Gironda, nascido em 1918, e falecido em 1997. Esse cara foi, na verdade, o criador dos métodos de treino popularizados no fisiculturismo moderno, pela industria do Joe Weider. O Weider nada mais fez do que copiar as idéias de Gironda, coloca-las no papel e tratar de ganhar muito dinheiro com isso. Vince foi um pioneiro, desenvolvendo inúmeras teorias, muitas incompreendidas até os dias de hoje. Por causa de sua personalidade extremamente arrogante, muitos atletas e escritores de revistas de musculação trataram de ignorá-lo. Para que se tenha uma idéia disso, o próprio Arnold Schwarzenegger, ao chegar aos EUA e começar seu treinamento na academia de Vince, foi expulso pois se recusava a aceitar seus métodos de treino. E por que Arnold procurou por essa academia ? Porque Vince treinou todos os grandes bodybuiders da época, incluindo o primeiro Mr. Olympia, Larry Scott. Com esse artigo, o Treino Pesado vai mostrar alguns dos métodos e teorias que saíram da cabeça desse gênio (ou louco, como alguns julgam). Há mais de 40 anos atrás, Gironda já dizia que exercícios abdominais não ajudavam em nada na redução da cintura. Já alertava para o problema da ingestão de carboidratos na dieta, que isso só piorava a qualidade muscular. Sempre dizia que o que interessava era a quantidade de comida que você conseguia ingerir, e não a quantidade que você conseguia comer, que são coisas diferentes. Foi o primeiro a defender o uso de comprimidos de fígado dissecado, uma opção muito barata de suplemento e bastante eficiente, deixada de lado nos dias de hoje por causa das mega-ultra-super-xyz formas de proteínas. É dele a idéia de se comer de 3 em 3 horas, mantendo a dieta restrita em carboidratos, e usar cromo picolinato e minerais para auxiliar na digestão e administrar a liberação de insulina. Exigia de seus alunos que ingerissem, diariamente, vários ovos, indo contra o que todos os nutricionistas da época (e muitos da atualidade), que diziam que essa prática aumentava as taxas de colesterol “ eu recomendo grande ingestão de ovos, de 5 a 20 por dia, começando logo pela manhã. Algumas pessoas jogam fora a gema , e comem apenas a clara. Isso é um erro. Ovos inteiros talvez sejam o melhor alimento que podemos ingerir.” Ele dizia, que o problema dos hábitos alimentares do americano não estava na gordura, e sim nas variadas formas de açúcar que eram utilizadas, como bolos, biscoitos, sorvetes e balas. Sobre os carboidratos, e alimentos feitos a base de algum tipo de farinha, eles se referia a isso como apenas lixo. Mas ovos, eram o alimento perfeito. Costumava dizer que Deus é o melhor nutricionista do mundo, criou o ovo.
Tinha grande antipatia pela comunidade médica, falava que as drogas criaram os médicos, porque era através deles e suas receitas que elas eram empurradas às pessoas.
Voltando aos ovos, a explicação de Vince era, que ao separar a clara da gema, você tem apenas uma proteína isolada. Sempre que se separa a proteína da gordura, você terá o alimento incompleto. Os fabricantes de suplementos de proteína sempre nos dizem que podemos combina-las com água. Bom, para esse gênio, quando você ingere algum tipo de proteína, como a clara do ovo, seu corpo pergunta “ei, aonde está a gordura?”. A clara, que é proteína, sem a gordura perde seu meio de conversão e digestão, e será convertida em açúcar. A mesma coisa acontece com os suplementos. A industria acredita que as formas de whey protein podem ser absorvidas sem gorduras, para Vince isso é impossível. E tem mais, biologicamente não são formas superiores aos ovos e às carnes. Você não consegue digerir proteína sem gordura, e proteína que não é digerida, não será transformada em aminoácidos. Em suas pesquisas Vince gostava de acompanhar a rotina de fazendeiros e índios do interior americano, que tinham boa aparência e viviam por muitos anos. Ele sempre via que, nesses casos, as fontes de alimento eram sempre proteínas e gorduras. Dizia que ao conhecer alguns índios que trabalhavam em uma reserva, ofereceu frutas, maçãs e pêras, e eles sempre respondiam que Vince era maluco, porque aquilo não servia pra nada, que comida era carne.
Das carnes ele dizia que o melhor era o fígado, que por ser uma glândula, possui maiores concentrações de proteína e vitamina B12, essenciais para o desenvolvimento muscular. Curiosamente, a primeira coisa que um animal carnívoro come quando abate outro são as glândulas. Nos seus últimos anos de vida, alguns críticos escreviam em revistas especializadas “se Vince Gironda é tão grande, por que nunca venceu nenhum campeonato?” As razões são simples. Vince não desenvolvia métodos visando criar atletas vitoriosos, embora isso tenha acontecido diversas vezes, mas sim acreditava poder melhorar a qualidade de vida do ser humano. Essa sempre foi a grande preocupação de Vince Gironda, que via no estilo de vida do praticante de musculação o melhor meio para que isso acontecesse. Perguntado sobre os rumos da musculação competitiva, no começo da era de Dorian Yates ele exclamava: “que diabo é isso? Que tipo de físico é esse? Isso é uma aberração, não tem nada a ver com qualidade de vida, e sim risco para a saúde”. Para ele uma boa estrutura física deveria ser simétrica e definida, e não dar ao atleta uma aparência grotesca, sobre humana. Em seus momentos de bom humor, brincava comparando os modernos campeonatos de fisiculturismo com convenções de farmacêuticos, tal era a quantidade de conversas em torno dessa ou daquela droga. Muito antes de acontecer a primeira morte de um fisiculturista profissional, Vince já alertava que isso, em breve, ocorreria, e que haveria um grande impacto negativo na mídia, atrasando a evolução do esporte. No ano de 1963, ele começou uma campanha contra o uso de drogas na musculação, tentando defender as competições naturais.
Também é dele a criação do termo “overtraining”, que na verdade ele chamava de “overtonis”, como sendo esse um dos grandes problemas no desenvolvimento muscular.
Enfatizava a execução correta dos movimentos, que as cargas usadas nos exercícios nunca deveriam prejudicar a forma do exercício. O músculo trabalhado precisava ser isolado, do contrário não haveria o estímulo adequado. Por causa desses dois conceitos, overtonis e isolamento muscular, é que Vince criaria várias técnicas de treinamento. “ Nós não somos levantadores de peso, somos construtores de corpos”. Voltando a falar de nutrição, ele dizia que a ingestão de carboidratos cria uma condição chamada alcalose. Todas as formas de proteína são digeridas em uma base ácida, já os alimentos sem proteína, em uma base alcalina. O balanço do corpo humano tem que estar sobre uma base ácida, então se você cria um estado alcalino, você não consegue digerir devidamente o alimento. Essa base ácida, necessária para o boa digestão dos alimentos, dá origem ao ácido hidroclorídrico. Quando estamos em uma dieta rica em carboidratos, a produção desse ácido cessa, atrapalhando a digestão. Dietas ricas em proteína, e o uso de vitaminas de complexo B e de Zinco, estimulam a produção do ácido hidroclorídrico, cujos níveis sempre devem ser altos, o que é impossível em dietas de baixa proteína. Vince sempre falava da importância desse ácido, porque ele auxilia na digestão da proteína. Não interessa, como já dissemos anteriormente, a quantidade de alimento que você come, o que importa é como digere, assimila e absorve os nutrientes. Gironda sempre falava: “musculação é 95% nutrição”. Falando de treinamento, e do conceito de overtonis, Gironda dizia que nunca se deve trabalhar um grupo muscular mais do que duas vezes em uma semana, e que quando o fizer, faça com muita intensidade, com apenas 20 segundos de descanso entre as séries. Ele dizia que nunca se deve fazer abdominais quando se procura ganhar massa muscular. Primeiro, porque isso não daria definição à cintura, e porque comprimia os nervos do plexo solar, fazendo baixar os níveis de testoterona. Cientistas alemães já provaram, através de vários estudos, que a única maneira de se aumentar o tamanho do músculo é pelo que eles batizaram de German Overload Principle : a maior quantidade de exercícios, no menor espaço de tempo. Não interessa quantas series você faz, mas sim, com qual rapidez você treina.
Outra curiosidade, entre suas inovações, é que Gironda dizia que o supino tradicional não é a melhor maneira de se desenvolver o peitoral, e sim o que ele batizou de neck press , o que significava que você deveria descer a barra do supino na altura do pescoço, causando um estímulo muito maior para a musculatura. Sobre as revistas de musculação ele dizia que eram veículos controlados pelas empresas de suplementos, e portanto não confiáveis. Citava o caso da Muscle Media de Bill Philips, criada apenas para ajudar na venda da linha de produtos da EAS. Isso gerou uma guerra pessoal entre os dois, com Philips dizendo que os conceitos de Gironda eram ultrapassados e que ele não passava de um velho maluco. O fundador da EAS costumava atacar as teorias sobre o uso do fígado dissecado, que não valiam para nada, que só criavam toxinas, que não ajudavam em nada no ganho muscular. O que ele não sabia, é que esse suplemento barato contem uma substancia chamada Citocromo C, que é um aminoácido que auxilia no transporte de oxigênio, condição necessária na produção de energia durante o treino. Outra substância, batizada de P450, é um forte antioxidante e desintoxicador. Depois, quando surgiu a época dos suplementos pré-hormonais, Vince voltou a atacar a industria de suplementos, já que era radicalmente contra o uso de substancias sintéticas, principalmente, as que tinham qualquer tipo de relação com hormônios. Como todos sabemos, e ele já dizia na época, o uso de tais substancias faz com que nossa produção natural pare, o que gera uma série de problemas. Depois vieram os suplementos com grande concentração de proteína por dose, chegando a 50g ou mais. “Meu Deus, nos não podemos digerir essas quantidades de proteínas em apenas uma refeição, podemos conseguir no máximo 30 a 35g, nunca mais do que isso. Basta uma empresa lançar um suplemento que tenha 25g por dose, vem outra e lança um com 35, e assim vão seguindo até chegar nessas quantidades absurdas. Para mim, isso é tudo marketing.”

Com esse artigo, tentei dar um panorama geral de quem foi esse pensador. Espero que o nosso leitor tenha achado interessante, porque nas próximas edições do Treino Pesado, vou apresentar os métodos de treino criados por Vince Gironda. Tenho certeza que muita gente acostumada às teorias de Joe Weider e Mike Mentzer, vão poder perceber de onde realmente partiram essas idéias.
SpartanPT
SpartanPT
Flexões
Flexões

Mensagens : 32
Data de inscrição : 24/07/2012
Idade : 51
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Miguel Migas Sáb Jul 28, 2012 4:15 pm

Espétaculo Spartan!
E falando nos ovos: eu como os ovos inteiros (1 a 4 por dia) e meço os níveis de colesterol mensalmente e não notei súbidas! Portanto...
Miguel Migas
Miguel Migas
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 608
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 27
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Nuno Pereira Sáb Jul 28, 2012 4:53 pm

Eu já experimentei ovos inteiros e ovos só com as claras e sinceramente também acho que os ovos inteiros são um alimento melhor. Para além do mais existem diversos estudos que referem não existir uma correlação entre o colestrol dos alimentos e o colestrol no sangue. Como todos os dias 2 ovos logo ao pequeno almoço e depois muitas vezes ainda como mais durante o dia e não me parece que isso me traga algum mal. Ainda recentemente vi um documentário da BBC em que uma jornalista comeu 4 ovos todos os dias durante um mês e nível de colestrol no sangue não aumentou.

Os ovos são realmente uma grande fonte natural de proteínas, eles têm todos os aminoácidos essenciais e para além disso ainda têm várias vitaminas e minerais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Nuno Pereira em Sáb Jul 28, 2012 8:36 pm, editado 1 vez(es)
Nuno Pereira
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 43
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por JOKER Sáb Jul 28, 2012 6:45 pm

Como ovos tipo pastilhas, LOL, excelente alimento, bom post.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Guru Sáb Jul 28, 2012 6:57 pm

O artigo não é só sobre ovos...acho que é um artigo de valor acrescentado =)
Guru
Guru
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 854
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 34
Localização : Suíça

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por SpartanPT Sáb Jul 28, 2012 7:27 pm

Guru escreveu:O artigo não é só sobre ovos...acho que é um artigo de valor acrescentado =)

Sim de facto não é só sobre ovos...mas não deixa de ser interessante num todo!! Smile
SpartanPT
SpartanPT
Flexões
Flexões

Mensagens : 32
Data de inscrição : 24/07/2012
Idade : 51
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por paksa Sáb Jul 28, 2012 7:42 pm

Tópico muito bom! Boa Partilha SpartanPT!
paksa
paksa
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 879
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 31
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por AJ Seg Nov 12, 2012 12:15 am

Tinha-me passado ao lado! O grande Vince Gironda, o Iron Guru!

Eu também como ovos com fartura!! Cool
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por will" Seg Nov 12, 2012 1:01 am

Muito bom o post ! ,
e ovos são excelentes Very Happy
Edit: deixando aqui um video otimo do Leandrotwin falando a respeito de ovos :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
will
will"
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 843
Data de inscrição : 23/09/2012
Idade : 30
Localização : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por JoaoPereira Dom Dez 30, 2012 4:02 pm

Muito bom post! Só prova que aquilo de 1 ovo por dia já é demais é simplesmente uma farsa! Smile

Aqui está uma prova disso Wink:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
JoaoPereira
JoaoPereira
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/10/2012
Idade : 28
Localização : Espinho - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Walquiria Seg Dez 31, 2012 7:14 pm

Excelente post, e ja apliquei alguns exercicos deste senhor nos meus treinos. Tambem nao uso qq suplementaçao na minha dieta, e nao sinto falta dela, pois consigo encontrar tudo na alimentaçao Smile

Walquiria
Flexões
Flexões

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por JoaoPereira Qui Abr 25, 2013 1:45 pm

E se forem ovos caseiros como os que consumo ainda melhor. Vou buscá-los às dúzias Twisted Evil
JoaoPereira
JoaoPereira
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/10/2012
Idade : 28
Localização : Espinho - Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Benfiquista Sáb Abr 27, 2013 1:18 pm

Isto é uma verdade, os gajos da musculação dizem que ovos inteiros é para esquecer, gema não presta, bla bla bla.
Ovos é uma das poucas fontes proteínicas que temos, e que podemos fazer 1001 coisas com eles, exagerar não, mas tudo o que é em exagero faz mal, eu como 3 a 5 ovos por dia, faço uma omelete todas as manhãs e ainda como 1 ou 2 ovos cozidos durante o dia. E acreditam mesmo que uma pessoa que é raro ficar doente, e que faz semanalmente exercício físico contando com cardio e que se alimenta bem terá doenças por causa do colestrol ? Como eu disse, só faz mal aquilo que se ingere/usa/faz em exagero.
É como fumares, se fumares 1 cigarro por mês não te faz mal nenhum, 2, 3 cervejas por mês também não te faz mal, o que faz mal são os exageros ou seja os vicíos Wink
Benfiquista
Benfiquista
Flexões
Flexões

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 29
Localização : Lisboa, Sacavém

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por VictorNPNG Qui maio 09, 2013 12:48 pm

Eu como 3 ou 4 ovos pela manhã e de vez em quando mais 3 ovos à noite. Totalizando 6 ou 7 ovos. Às vezes passa um pouco disso, pois eu os como à tarde também, lol.

Faço isso desde janeiro/2013, quando comecei uma dieta restritiva de carboidratos e vi no ovo uma boa opção de alimento. Em janeiro, meu colesterol estava baixo. Vou pegar o resultado de exame de colesterol essa semana e espero que ele continue baixo! Smile

VictorNPNG
Flexões
Flexões

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Ultimashape Ter Jul 02, 2013 3:30 pm

JoaoPereira escreveu:E se forem ovos caseiros como os que consumo ainda melhor. Vou buscá-los às dúzias  Twisted Evil

Não tenho essa sorte. A única preocupação que tenho é comprar de galinhas criadas ao ar livre, uma vez que os biológicos são incomportáveis para a carteira.

Ultimashape
Flexões
Flexões

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Apollo Qua Jul 03, 2013 11:03 am

O artigo está muito bom e desmitifica algumas coisas relacionadas com alimentação e exercício, mas penso que de modo geral ainda falta desmitificar uma coisa: o colesterol não é um vilão! Faz parte das nossas células e sem ele a regeneração das nossas células não é tão eficiente.

Vários estudos ligam os níveis baixos de colesterol ao Alzheimer e outras doenças.

Uma reportagem interessante:

Apollo
Flexões
Flexões

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :) Empty Re: Para quem gosta de OVOS e tem medo deles!!! :)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos