Pull Up Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrida - Qual a utilidade?

+7
etiko87
Benfiquista
Miguel800
AJ
Jotha21
JOKER
LuisNabais
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Dom Out 14, 2012 1:46 pm

Boas!

Há algo que me faz confusão há bastante tempo.
Vejo aqui muita gente a incluir corrida nos seus treinos.

No entanto, grande parte dos grandes nomes dos Calisthenics internacionais desaconselha a corrida para perda de peso ou barriga, pois serve mais para ganhar resistência e perder de água, que se ganha facilmente de novo.
Aconselham antes a fazer sprints curtos, repetidamente.

Para quem faz corrida por aqui, porque o fazem? Pela vossa experiência, quais os prós e contras da corrida, geralmente feita a ritmo lento/médio?

Obrigado e um abraço
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Dom Out 14, 2012 3:22 pm

Vou falar por mim e apenas referir o meu caso, aprendi a gostar de correr, não sou um corredor de fundo faço uma corridas de 30 min aos fins de semana e algumas durante a semana no gym em passadeira normalmente corro 3x por semana, o ritmo da corrida é um ritmo suportável para a maioria dos atletas habituados a treinar com frequência, costumo incluír sprint´s de 50m por vezes e isso sim aconselho vivamente, utilizo a chamada corrida pé descalço corro como os sprinters mas propriamente o calcanhar mal toca o chão, sempre com sapatos apropriados para esta forma de correr, da experiência que tenho reduzi a massa gorda, aumentei o endurançe, os membros inferiores ficaram muito mais fortes e ágeis, o gémeo foi onde mais notei melhorias, é extremamente benéfico para todo o organismo, aconselho a ler vivamente este livro "Nascidos para correr" do Christopher McDougall, explica a vantagem da corrida pé descalço, explica que fomos desenhados para correr, coisa que ao longo dos anos ten sido esquecida e alterada, muito por culpa dos ténis que todos achamos excelentes para correr e que só provocam lesões dado alterarem a formas como se deve correr, aconselho a corrida a todas as pessoas que me questionam sobre o assunto, correr faz parte de nós.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Dom Out 14, 2012 3:24 pm

O livro que falo é este e sério foi um dos melhores livros que já li para quem gosta de correr , para quem gosta de desporto e não só, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Jotha21 Dom Out 14, 2012 5:25 pm

eu corro por gosto/por lazer/por desporto/ por tudo, sinto-me bem a correr, corro sozinho corro acompanhado, corro a ouvir musica, corro na praia, corro em trilha no alcatrão, etc... corro entre 2 a 4 vezes por semana...

atenção não sou nenhum pró a correr, não faço nenhum treino especifico de corrida, se bem que devia incluir treino de series e sprints (muito bom para ter ganhos), há quem diga que quem corre muito não vai ter tantos ganhos na massa muscular (ainda não te posso dizer se é verdade ou não porque so recentemente comecei a dar forte no bar-hitting)
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Dom Out 14, 2012 6:48 pm

Por acaso não sou grande fã de corrida. Não desgosto, mas gosto mais de exercícios mais intensos, como sprint 30 segundos, correr devagar para recuperar fôlego, sprint outros 30 seguntos e repetir isto algumas vezes. Geralmente ronda poucos minutos, uma corrida assim.

E comparar esse tipo de corrida, do género de 25-30 minutos, aproximadamente 5 a 6 kms (é o meu andamento nesse tipo de corrida), com 45 minutos de uma aula pliométrica, em termos de resultados visuais, ganhos de resistência, ou mesmo balanço/equilíbrio e força nas pernas?
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Dom Out 14, 2012 8:46 pm

Os sprints contribuem para a força nas pernas o resto não, mas sprints de 30 segundos não consigo sprints de 10 a 15 segundos é o que costumo fazer, mesmo a dar o máximo, a rebentar em velocidade máxima, isso contribui para desenvolver a perna, ou seja movimentos explosivos por intervalos curtos de tempo.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Dom Out 14, 2012 8:49 pm

Então quer dizer que, comparando uma corrida de 30min a um ritmo médio, não tem melhor efeito (excepto talvez para corredores mesmo) que corrida com sprints ou mesmo fazer 30-45min de exercícios pliométricos, certo?
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Dom Out 14, 2012 11:20 pm

Correr 30min 3 a 4 veses por semana para mim é útil para manter a minha body fat entre os 6% a 8% ajuda também a manter o coração em forma assim como beneficia também nos set´s de endurance, em minha opinião correr é muito benéfico para a saúde, não serve de muito para aumentara a massa nas pernas apenas se for em forma se sprints ou plimétricos esses sim ajudam nesse sentido, uma mistura é o ideal.
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Dom Out 14, 2012 11:23 pm

Parece-me bem Smile Numa semana fazer corrida, noutra sprints e pliométricos!

6 a 8%? Isso é uma miragem Very Happy Tenho que descobrir a melhor fórmula para isso, sei que há algures aqui no fórum informação sobre isso, tenho que pesquisar.
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por AJ Seg Out 15, 2012 8:51 am

LuisNabais escreveu:6 a 8%? Isso é uma miragem Very Happy Tenho que descobrir a melhor fórmula para isso, sei que há algures aqui no fórum informação sobre isso, tenho que pesquisar.

MIragem? Nem por isso! Com uma boa alimentação e treino consegues.
Dá um salto até à parte de nutrição e vê a dieta do JOKER!

O JOKER deve ser o atleta com mais idade por aqui, mas não deixa de ser o melhor e o que está em melhor forma! Wink
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Seg Out 15, 2012 9:35 am

A alimentação e descanso nem sempre consigo, por causa dos meus horários de trabalho. Trabalho a quaisquer horário do dia ou da noite... Mas não como fast foods, molhos, como poucos fritos, maioritariamente grelhados, como bastante sopa, fruta e vegetais... apenas os horários é que são incertos.

Não tenho encontrado as fórmulas de cálculo de percentagem de gordura no corpo (IMC, não é?). Alguém me pode ajudar a encontrar?
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Seg Out 15, 2012 9:47 am

Obrigado AJ pelo elogio, mas começamos a ter muitos atletas em excelente forma por aqui incluíndo Tu, hehehehe, eu secalhar também sou um dos que treina barhitting á mais tempo por aqui, não duvido que dentro de mais uns meses este forum ja tem, e vai ter muito pessoal a dominar o desporto é uma questão de tempo, treina-se bem e muito por aqui e é o que se quer, pessoal em muito boa forma a dominar o barhitting.

AJ escreveu:
LuisNabais escreveu:6 a 8%? Isso é uma miragem :D Tenho que descobrir a melhor fórmula para isso, sei que há algures aqui no fórum informação sobre isso, tenho que pesquisar.

MIragem? Nem por isso! Com uma boa alimentação e treino consegues.
Dá um salto até à parte de nutrição e vê a dieta do JOKER!

O JOKER deve ser o atleta com mais idade por aqui, mas não deixa de ser o melhor e o que está em melhor forma! ;)
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por JOKER Seg Out 15, 2012 9:50 am

Luís eu utilizo a paleo diet flexivel ou seja ingiro alguns produtos lácteos magros e costumo fazer 1 a 2 dias de HC por semana
LuisNabais escreveu:A alimentação e descanso nem sempre consigo, por causa dos meus horários de trabalho. Trabalho a quaisquer horário do dia ou da noite... Mas não como fast foods, molhos, como poucos fritos, maioritariamente grelhados, como bastante sopa, fruta e vegetais... apenas os horários é que são incertos.

Não tenho encontrado as fórmulas de cálculo de percentagem de gordura no corpo (IMC, não é?). Alguém me pode ajudar a encontrar?
JOKER
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 50
Localização : Gavião

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por LuisNabais Seg Out 15, 2012 10:35 am

Vou ler informação sobre essa dieta, o facto de ser flexível agrada-me.

O que é HC?
Como vocês fazem o cálculo da percentagem de body fat?
LuisNabais
LuisNabais
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 139
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 42
Localização : Odivelas

http://www.luisnabais.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por AJ Seg Out 15, 2012 5:08 pm

LuisNabais escreveu:Vou ler informação sobre essa dieta, o facto de ser flexível agrada-me.

O que é HC?
Como vocês fazem o cálculo da percentagem de body fat?

HC = hidratos de carbono
Para medir a %BF, tenho um fat caliper (mandei vir do ebay).
AJ
AJ
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 1863
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 34
Localização : Fafe

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Miguel800 Sex Nov 02, 2012 1:36 pm

Já vi que este tópico já tem 15 dias mas aqui vai a minha opinião pessoal (estou longe de ser grande corredor), que me parece vai muito ao encontro do que aqui já foi dito.

Corrida longa a um ritmo médio tem mais a vantagem de perda de peso e de ganhos a níveis de endurance e digo-te pelo menos para mim os ganhos são rápidos mas tb se paras algum tempo tb rapidamente perdes o que conseguiste alcançar.

Sprints será mais a níveis de massa das pernas se bem que tal como disse o Joker o ideal e misturar os 2.

Agora só um aparte esse livro do Born to Run é muito muito bom á medida que vais lendo só te apetece é sair para a rua e correr. Quanto ao Barefoot running para mim tem sido mais difícil de adaptar do que pensei. A sensação que tenho é que estou sempre a travar... n me parece tão fluido, se bem que que no dia seguinte à corrida os gémeos estão em brasa. Tb comecei a correr assim à muito pouco tempo pode ser ainda n ter aperfeiçoado bem a passada.

Abraços

Miguel800
Flexões
Flexões

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Benfiquista Qui Abr 25, 2013 10:51 pm

Já que foi aberto este tópico é assim, eu gosto de correr, sempre gostei mas no entanto eu li noutro forum que isso tinha consequências para ganhos de massa, recomendavam 15 minutos no início e + 15 no fim, eu costumava fazer + ou - 1 hora de corrida.
Vi um video hoje no youtube de um gajo conhecido que diz que não faz mal nenhum nem há um tempo perfeito para correr, deve-se fazer no minímo todos os dias 20 minutos de Cardio, ou seja a minha 1 hora de corrida não trazia nada de mal aos ganhos de massa e recomenda que fizesse num grande intervalo entre o treino de musculação.
Como eu treino 3 x por semana e faço abdominais e alongamentos dias off podia fazer corrida 1 hora nos dias off e se precisar de mais fazia 10 minutos como eu faço ás vezes de grande intensidade na minha biciclete fixa, já antiga.
O que me recomendam ? E é verdade ou mito que perco a massa se fizer esse cardio todo ?
Benfiquista
Benfiquista
Flexões
Flexões

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 29
Localização : Lisboa, Sacavém

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Jotha21 Sex Abr 26, 2013 10:50 am

podem e devem correr, independentemente se tem ganhos ou perdas de massa muscular, o cardio tem a sua importância...

aparte disto conto-vos a minha experiência. De Setembro ate Fevereiro iniciei os calistenicos conjuntamente com dias de ferro, e mantive cardio (1 a 3 vezes por semana, inclusive fiz em Setembro a meia maratona), conclusão tive ganhos de massa muscular, se podia ter tido mais? sinceramente não sei, muito provavelmente que sim.

nos últimos 30 dias não fiz calistenicos nenhuns a não ser umas flexões, fiz cardio 4 a 6 vezes por semana (segundo o meu garmin nestes últimos 30 dias fiz aproximadamente 157 km) foi uma carga muito grande, resultado 4kilos a vida e não foi só de massa gorda foi também muito de massa muscular eu diria 50/50 (sem ter a certeza)
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Benfiquista Sex Abr 26, 2013 1:44 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este video diz exactamente o contrário e ele recomenda a que fassemos cardio todos os dias, eu vou começar a fazer cardio nos dias off, como eu já disse o circuito que faço, e já agora se é assim como é que os gajos que jogam basket estão sempre musculados ? eles treinam os braços e corrida e têm ganhos de massa... pois este diz que pode-se fazer perfeitamente que não se perde massa, só se for uma corrida muito mas mesmo muito intensa, fazendo treino de pernas e se ingerir a proteína suficiente as pernas vão estar sempre boas e a %bf vai diminuindo Smile vou começar a fazer cardio 1 hora ou menos se for na bicicleta, mas vou tentar correr 3 x por semana deixando domingo para não fazer nada.
Benfiquista
Benfiquista
Flexões
Flexões

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 29
Localização : Lisboa, Sacavém

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Jotha21 Sex Abr 26, 2013 3:59 pm

^^ Benfiquista não percebi se isso foi resposta ao meu comentário ou não
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Benfiquista Sáb Abr 27, 2013 11:36 am

Não e sim.
Ou seja, é uma resposta á tua pergunta e não é ao mesmo tempo, segundo o homem do video que já tem uma grande experiência em musculação e segundo ele, recomenda cardio TODOS os dias pelo menos 20 minutos, para mim é um exagero todos os dias, mas ele diz que só depois de muitos e muitos kms corridos que se perde massa muscular, então uma boa alimentação rica em Proteínas deve repôr os percos de massa que se perdeu muscular, digo eu.
Agora a resposta ao teu comentário, segundo o que tu contas não fizeste exercícios calistenicos e isso ajudou á perca de massa muscular, agora se fizerem os treinos normais mais cardio seja, 1, 2 ou 3 horas como fala o homem do video não faz mal nenhum desde que reponham de novo, é óbvio que depois vão perder massa muscular mas ganham mais do que perdem segundo o que eu entendi, mas isso é só se for exercícios intensos, 1 hora por dia não faz males nenhuns.
Benfiquista
Benfiquista
Flexões
Flexões

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 29
Localização : Lisboa, Sacavém

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Jotha21 Sáb Abr 27, 2013 3:41 pm

Wink

basicamente foi o que disse no meu post, se reparares no 2º paragrafo disse que tive ganhos de massa muscular com ferro/calistenicos e cardio

no 3º paragrafo disse que perdi massa muscular so com cardio (diga-se cardio em exagero com alta intensidade perfazendo um total de 157km no mês)
Jotha21
Jotha21
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 394
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Benfiquista Sáb Abr 27, 2013 5:18 pm

Pois, então pronto está explicado, mas muitos não sei porquê dizem o contrário que trás perda de massa. Enfim.
Benfiquista
Benfiquista
Flexões
Flexões

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 29
Localização : Lisboa, Sacavém

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por etiko87 Sáb Abr 27, 2013 7:59 pm

Acho que as perdas, se houver pode tár ligado com a alimentação e corrida a mais...
Normalmente os atletas de alta competição, se forem de correr maratonas não tem grande massa, se for um atleta de sprints de 200 ou 400 metros ou assim tem muito mais massa.

etiko87
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 540
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por rmmg87 Dom Abr 28, 2013 9:23 am

como em tudo na vida, penso que o correcto seja mesmo um meio termo
eu falo por mim, pois tenho feito sempre dia sim dia não de SW e dia sim dia não de cardio, tendo semanas que nem um dia descanso, pois sinto no corpo que consigo e tenho energia para treinar e penso que muito se deve ao facto de dar descanso tanto ás pernas como ao tronco de 48horas até voltar novamente á carga.

Joker relativamente ao livro que mencionaste o Nascidos para Correr de Christopher Mcdougall sabes de algum site que contenha o mesmo em .pdf ou assim?
rmmg87
rmmg87
Pull Up
Pull Up

Mensagens : 135
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 37
Localização : Margem Sul, BxB

Ir para o topo Ir para baixo

Corrida - Qual a utilidade? Empty Re: Corrida - Qual a utilidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos